PUBLICIDADE

Fiat antecipa nova Strada; versão Volcano aposenta Adventure

FCA permitiu acesso ao carro a alguns veículos tradicionais da mídia automotiva antes da Covid-19; depois, não pode impedir a publicação

7 abr 2020 - 13h47
(atualizado em 10/4/2020 às 15h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Nova Fiat Strada Volcano: imagem disponível no site exclusivo da picape.
Nova Fiat Strada Volcano: imagem disponível no site exclusivo da picape.
Foto: Fiat / Reprodução

A nova picape Fiat Strada não é mais segredo. A Fiat havia antecipado a nova Strada para revistas especializadas do país, como Quatro Rodas e Auto Esporte, e também para alguns sites tradicionais. Depois, devido à pandemia de Covid-19, não conseguiu impedir a publicação das reportagens. Todo o material sobre a picape já está disponível no site das publicações. Também é possível encontrar a reportagem nas bancas. A nova geração da Strada terá três versões: Endurance 1.4, Freedom 1.3 e Volcano 1.3. Nas revistas, as reportagens são assinadas por Péricles Malheiro (QR) e Julio Cabral e Michelle Ferreira (AE).

Na Quatro Rodas, a nova Strada é mostrada nas versões de entrada (Endurance) e topo de linha (Volcano). A nova Strada Endurance tem cabine simples e utiliza motor 1.4 flex 88/85 cv de potência (etanol/gasolina). As rodas são de aço de 14”. A capacidade de carga é de 720 kg e o volume da caçamba é de 1.354 litros. A Strada Freedom (versão intermediária) vem mais equipada, com rodas de liga leve de 15” e pneus 195/65. Essa versão traz uma pequena tela de 3,5”.

Strada Volcano: abertura da tampa traseira é mais leve.
Strada Volcano: abertura da tampa traseira é mais leve.
Foto: Fiat / Reprodução

A joia da coroa é a nova Strada Volcano. Com o mesmo nome da versão topo de linha da irmã Toro, a Strada Volcano estreia uma nova central multimídia com tela tátil de 7” na linha Fiat, revela Auto Esporte. Os bancos são de tecido com relevo e os pneus 205/60 R15 são de uso misto. A nova Strada Volcano aposenta a atual Strada Adventure, que utilizava motor 1.8 de 132 cv. O motor 1.3 flex da nova geração tem apenas 109/101 cv (etanol/gasolina), com 139 Nm de torque. O câmbio é manual de cinco marchas em todas as versões. O carro também ganhou controle de tração. A cabine dupla reduz a capacidade de carga para 650 kg e o volume da caçamba é de 683 litros (antes era de 584 litros).

Strada Freedom consegue carregar uma moto na caçamba.
Strada Freedom consegue carregar uma moto na caçamba.
Foto: Fiat / Reprodução

Segundo a reportagem de Auto Esporte, a nova Strada Volcano acelera de 0-100 km/h em 12,3 segundos. No teste de Quatro Rodas, a Strada Volcano foi de 0-100 km/h em 13,1 segundos e a Strada Endurance fez a mesma prova em 14,4 segundos. A picape ficou mais leve: agora pesa 1.102 kg, contra 1.253 da antiga geração. Assim, sua relação peso/potência passa a ser de 10,1 kg/cv. Nesse ponto, a antiga Strada Adventure era um pouco melhor: 9,5 kg/cv. Quatro Rodas e Auto Esporte também publicaram vídeos com a nova Strada. As duas revistas cravam que os preços ficarão entre R$ 65 mil e R$ 85 mil, pois a Fiat ainda não divulgou.

Strada Endurance: as rodas de liga leve serão opcionais.
Strada Endurance: as rodas de liga leve serão opcionais.
Foto: Fiat / Reprodução

A nova Fiat Strada usa a mesma plataforma da família Argo/Cronos e utiliza vários componentes também de outros carros (25%, segundo Auto Esporte). O quadro de instrumentos, por exemplo, é parecido com o do Uno. Na Strada Volcano (cabine dupla), o banco traseiro ficou 10 cm mais alto. O teto também foi elevado em 4,2 cm. A picape tem 4,48 m de comprimento (+4 cm), 1,73 m de largura (+7 cm), 1,59 m de altura (-3 cm) e 2,73 m de distância entre-eixos (+2 cm). A suspensão é MacPherson na dianteira e utiliza eixo rígido na traseira. As vendas devem começar somente no segundo semestre, devido à pandemia de coronavírus.

Strada Freedom: versão intermediária, com cabine simples.
Strada Freedom: versão intermediária, com cabine simples.
Foto: Fiat / Reprodução

Mais tarde, ao longo do dia, a Fiat divulgou uma foto para o restante da imprensa especializada e também um site exclusivo da nova picape Strada, de onde tiramos as imagens que agora ilustram essa reportagem.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade