PUBLICIDADE

FCA e PSA confirmam fusão e criam 4ª maior montadora

Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, RAM, Opel, Chrysler, Maserati e outras marcas atuarão sob a mesma empresa de 8,7 milhões de unidades

18 dez 2019 - 08h31
Compartilhar
Exibir comentários
Carlos Tavares (PSA) e Mike Manley (FCA): nova montadora nasce líder no Brasil.
Carlos Tavares (PSA) e Mike Manley (FCA): nova montadora nasce líder no Brasil.
Foto: PSA/FCA / Divulgação

Uma nova montadora global com vendas anuais de 8,7 milhões de veículos está nascendo. A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e a PSA (Groupe Peugeot) assinaram um acordo de combinação, na base de 50/50 dos seus negócios, para criar o quarto maior fabricante mundial de veículos em volume e o terceiro maior em receita. O acordo foi assinado pelos líderes das duas companhias, Mike Manley e Carlos Tavares, que serão, respectivamente, Presidente do Grupo e CEO do Grupo. A fusão ocorrerá dentro de um período de 12 a 15 meses.

Um comunicado conjunto da FCA da PSA informa que não haverá fechamento de fábricas. O objetivo da fusão é ter recursos e escala para enfrentar com sucesso os desafios e as oportunidades apresentadas pela nova era da mobilidade sustentável. A indústrias automobilística passa pelo maior processo disruptivo em 100 anos, desde que Henry Ford criou a linha de produção, em 1913. Juntas, a FCA e a PSA tem receitas de 170 bilhões de euros e lucro operacional superior a 11 bilhões de euros. A sede da nova empresa será na Holanda.

RAM 2500, um dos veículos produzidos pela nova empresa.
RAM 2500, um dos veículos produzidos pela nova empresa.
Foto: FCA / Divulgação

A super empresa que surgirá da fusão da FCA e da PSA terá mais de dois terços dos volumes em funcionamento concentrados em apenas duas plataformas globais de carros, com cerca de 3 milhões de veículos por ano em cada uma, na plataforma pequena e na plataforma compacta/média. No Brasil, a nova empresa já nasce líder. Com a soma das vendas da FCA e da PSA, o volume de vendas este ano seria de 494.616 veículos, contra 430.450 da GM, segundo dados da Anfavea (janeiro a novembro).

FCA E PSA NO BRASIL
Veículo FCA PSA TOTAL
Automóveis 301.348 37.681 339.029
Comerciais 149.344 6.243 155.587
Total 450.692 43.924 494.616

Carlos Tavares, Chairman do Groupe PSA, afirmou: “A nossa fusão é uma enorme oportunidade para assumir uma posição mais forte na indústria automotiva, na medida em que buscamos dominar a transição para um mundo de mobilidade limpa, segura e sustentável e fornecer aos nossos clientes produtos, tecnologia e serviços de classe mundial. Tenho plena confiança que, com seu imenso talento e mentalidade colaborativa, nossas equipes terão sucesso em entregar o máximo desempenho com vigor e entusiasmo”.

Mike Manley, CEO da FCA, acrescentou: “Esta é a união de duas companhias com marcas incríveis e uma força de trabalho qualificada e dedicada. Ambas enfrentaram os momentos mais difíceis e emergiram como competidores ágeis, inteligentes e formidáveis. Nosso pessoal compartilha uma característica comum – enxerga os desafios como oportunidades a adotar e como o caminho para nos tornarmos melhores no que fazemos”.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade