PUBLICIDADE

Família Onix humilha as novas gerações de hatches e sedãs

Chevrolet Onix/Onix Plus é a família de carros número 1; velha dupla Gol/Voyage da Volkswagen, acredite, é a segunda família mais vendida

13 nov 2020 - 06h00
(atualizado às 09h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Chevrolet Onix/Onix Plus: família de hatch e sedã mais vendida do Brasil faz dobradinha em novembro.
Chevrolet Onix/Onix Plus: família de hatch e sedã mais vendida do Brasil faz dobradinha em novembro.
Foto: Divulgação

A dupla Onix/Onix Plus, da Chevrolet, é disparada a família de carros de maior sucesso no Brasil atualmente. Contabilizados os primeiros 10 dias de vendas de novembro, o sedã Onix Plus ultrapassou o hatchback Hyundai HB20 e a picape Fiat Strada, tornando-se vice-líder e fazendo dobradinha com o campeoníssimo Onix hatch. A família Chevrolet Onix humilha as novas famílias de carros do Brasil.

Para a indústria automobilística, a dobradinha hatch/sedã é quase automática. Na maioria dos países, hatch e sedã têm o mesmo nome. No Brasil, entretanto, por uma série de acontecimentos do passado, os sedãs normalmente têm nome diferente do hatch. Mesmo assim, o Volkswagen Gol/Voyage formam uma família, assim como o Ford Ka/Ka Sedan e o Renault Sandero/Logan.

Uma dupla já velhinha da Volkswagen, mas que faz sucesso: família Gol/Voyage vence as novas gerações.
Uma dupla já velhinha da Volkswagen, mas que faz sucesso: família Gol/Voyage vence as novas gerações.
Foto: VW / Divulgação

Nem todos conseguem fazer o mesmo sucesso. Por questão de preço, os hatches compactos costumam vender mais do que os sedãs compactos. Porém, no Brasil, os sedãs  médios vendem mais do que os hatches médios -- tanto que só restou uma família, também da Chevrolet, o Cruze Sedan/Cruze Sport6 (hatch).

Ford Ka Sedan e Ka Hatch: 2.616 vendas no primeiro terço de novembro e quinto lugar entre as famílias.
Ford Ka Sedan e Ka Hatch: 2.616 vendas no primeiro terço de novembro e quinto lugar entre as famílias.
Foto: Ford / Divulgação

Com 8.328 vendas no primeiro terço de novembro, a família Onix/Onix Plus está disparada na frente, segundo dados da Fenabrave. Em seguida, por incrível que pareça, vêm uma família já bem velhinha, Gol/Voyage, da Volkswagen, com 4.831 vendas. Só depois surge a família HB20/HB20S, da Hyundai, que é tão nova quanto a família Onix/Onix Plus, mas tem apenas 3.859 vendas. Pior: o sedã vende quase quatro vezes menos do que o hatch.

VENDAS NOVEMBRO
P. FAMÍLIA HATCH SEDÃ TOTAL
1 Chevrolet
Onix
4.552 3.776 8.328
2 Volkswagen
Gol/Voyage
3.289 1.542 4.831
3 Hyundai
HB20
3.051 808 3.859
4 Fiat
Argo/Cronos
2.724 637 3.361
5 Ford
Ka
2.064 552 2.616
6 Volkswagen
Polo/Virtus
1.244 1.077 2.321
7

Toyota
Yaris 

824 633 1.457
8 Renault
Sandero/Logan
582 123 705
9 Toyota
Etios
159 144 303
10 Chevrolet
Cruze 
39 99 138

Certamente, cada fabricante tem uma explicação para a colocação de sua família de carros hatch/sedã no ranking brasileiro. Seja qual for, nada tira o mérito da Chevrolet, que captou com maestria o desejo dos consumidores brasileiros. 

Onix Plus Midnight e Onix RS Turbo: Chevrolet agrega valor à família com séries especiais.
Onix Plus Midnight e Onix RS Turbo: Chevrolet agrega valor à família com séries especiais.
Foto: GM / Revista Carro

Não podemos cravar com certeza absoluta que a família Onix/Onix Plus seja superior, por exemplo, à família Polo/Virtus (Volkswagen), à família Argo/Cronos (Fiat) ou à família HB20/HB20S (Hyundai). Muitos consumidores podem preferir esta ou aquela, devido a algumas características. Mas o sucesso da dupla Onix/Onix Plus é incontestável e parece ser duradouro. Uma família que jamais será esquecida na história da Chevrolet no Brasil.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade