Coronavírus: Honda e Toyota caíram mais de 80% na China
Queda geral da indústria foi de 76% em fevereiro. A perda anual é de 42%. Volkswagen recuou 79% e ainda lidera o ranking. Veja os números
O estrago que o coronavírus criou na indústria automobilística chinesa foi enorme. A consultoria Focus2Move divulgou hoje os números fechados do primeiro bimestre de vendas em 2020. A queda geral acumulada da indústria é de 42%, mas em fevereiro chegou a 76,2%. Nenhuma marca foi poupada. As quedas de vendas mais impressionantes entre as top 10 marcas durante o auge da crise foram da Honda (-87,8%), da Buick (-86,2%), da Toyota (-82,5%) e da Volkswagen (-79,4%).
A Volkswagen permanece na liderança, com uma queda acumulada de 43,9%, seguida da Toyota, com perdas acumuladas de 31,9%. O estrago em fevereiro foi tão grande que a Chery foi considerada a marca com o melhor desempenho, por ter caído “apenas” 24,7%. No acumulado de 2020, as marcas top 10 recuaram 30%. As vendas totais do bimestre somam 2.250.094 automóveis de passeio e comerciais leves.
Segundo a Focus2Moves, desde 2016 a China vinha reduzindo a velocidade de crescimento da indústria automobilística em função da demanda ecológica por carros menos poluentes. A partir de 2018, entretanto, começou a cair, recuando 3,7% em 2018 e 7,2% em 2019. Não há previsões sobre o resultado de 2020 depois da tragédia sanitária do primeiro bimestre. Veja abaixo as vendas das cinco marcas mais vendidas na China em 2020.
P. | Marca | Vendas | Ano | Fev. |
---|---|---|---|---|
1 | Volkswagen | 257.427 | -43,9% | -79,4% |
2 | Toyota | 161.865 | -31,9% | -82,5% |
3 | Geely | 132.111 | -42,0% | -64,6% |
4 | Honda | 124.503 | -41,6% | -87,8% |
5 | Changan | 110.118 | -35,9% | -72,0% |