PUBLICIDADE

Corolla Cross e XC40: Melhor Híbrido e Melhor Elétrico do ano

Tecnologia híbrida em motor flex e potência de carro esportivo consagraram o Toyota Corolla Cross e o Volvo XC40 no prêmio Trend Car 2022

17 dez 2021 - 08h29
Compartilhar
Exibir comentários
Toyota Corolla Cross e Volvo XC40
Toyota Corolla Cross e Volvo XC40
Foto: Guia do Carro

Uma das novidades do prêmio Trend Car 2022 foi a introdução de categorias específicas para carros eletrificados. Assim, embora os carros híbridos e elétricos ainda não tenham um grande volume de vendas, a existência dessas categorias é um incentivo às novas tecnologias. Com os carros separados e julgados por um júri de especialistas, o prêmio Trend Car também ajuda os consumidores a saberem mais sobre os modelos. Toyota Corolla Cross (melhor híbrido) e Volvo XC40 (melhor elétrico) brilharam na primeira edição.

O Toyota Corolla Cross enfrentou a concorrência de dois carros importados: Honda Accord e:HEV e Volvo XC60 Plug-in Hybrid. Bateu os dois porque a maioria do júri decidiu valorizar o fato de o Corolla Cross ser fabricado pela Toyota no Brasil. Foi uma vitória fácil, conquistada com 66,7% dos votos. O Corolla Cross estreou no início do ano, com duas versões híbridas, e rapidamente fez sucesso comercial, tornando-se uma boa alternativa ao líder da categoria C-SUV (médio), o Jeep Compass.

Já o Volvo XC40 estreou no segundo semestre, mas com tempo de empolgar o júri. Com dois motores elétricos que somam 413 cv de potência, o XC40 é um SUV compacto confortável e extremamente veloz. Sua relação peso/potência é de apenas 5,3 kg/cv, o que o leva a acelerar de 0 a 100 km/h em incríveis 4,9 segundos. São números de carro esportivo num SUV que é pacato somente na aparência.

Não por outro motivo, o Volvo XC40 foi o carro que obteve a maior votação geral no segundo turno do prêmio Trend Car 2022, com 83,3%. Ele não deu a menor chance para os outros dois finalistas: os bons Renault Zoe e Peugeot e-208 GT. O Renault teve 16,7% dos votos e o Peugeot não foi votado no segundo turno.

Outras categorias Trend Car 2022

O campeão da categoria SUV foi o Jeep Commander. O primeiro utilitário esportivo nacional da marca americana obteve uma robusta votação, com 50% dos votos. O Commander é um SUV da categoria D (grande) e se impôs perante os dois modelos de menor porte que chegaram ao segundo turno.

A categoria Executivo foi bastante disputada e estava empatada até o último voto ser computado. No final, a vitória ficou com o novo Audi A3 Sedan, que estreou sua nova geração no Brasil como modelo importado. O A3 Sedan obteve 41,7% dos votos.

A disputa na categoria Premium ficou entre três esportivos: BMW M3 Competition, Ford Mustang Mach 1 e Porsche 911 GT3. Houve um triplo empate - cada carro conseguiu 33,3% dos votos. Assim, como prevê o regulamento, a vitória ficou com o carro que obteve mais vendas no ano (até a data da apuração dos votos).

O Ford Mustang Mach 1 teve 311 unidades emplacadas este ano (de um total de 417 do modelo) e foi considerado o campeão. O BMW M3 Competition vendeu 143 unidades e ficou em 2º lugar. O Porsche 911 GT3 ficou em 3º porque obteve 35 vendas do total de 867 do modelo.

Na categoria Pick-up, a vitória ficou com a nova Fiat Strada AT. O carro acabou de ser lançado com uma nova tecnologia para sua categoria (câmbio automático tipo CVT) e isso conquistou os jurados. A Strada AT obteve 41,7% dos votos e se consagra no ano em que se tornou o carro mais vendido do Brasil.

Finalmente, na categoria Tendência Automotiva, houve outro empate, porém entre duas marcas: Fiat e Volvo somaram 41,7% dos votos. Pelo regulamento, entretanto, a vitória ficou com a Fiat, que ficou em 1º lugar no ranking de vendas deste ano.

Veja abaixo a votação dos finalistas e os campeões em todas as categorias.

ELÉTRICO

Volvo XC40 Recharge - 83,3%

Renault Zoe - 16,7%

Peugeot e-208 - 0,0%

HÍBRIDO

Toyota Corolla Cross - 66,7%

Honda Accord - 16,7%

Volvo XC60 - 16,7%

SUV 

Jeep Commander - 50,0%

Fiat Pulse - 33,3%

Volkswagen Taos - 16,7%

EXECUTIVO

Audi A3 Sedan - 41,7%

Caoa Chery Arrizo 6 Pro - 33,3%

Honda City -  25,0%

PREMIUM

Ford Mustang Mach 1 - 33,3%

BMW M3 Competition - 33,3%

Porsche 911 GT3 - 33,3%

PICK-UP

Fiat Strada AT - 41,7%

Fiat Toro - 33,3%

Ram 1500 - 25,0%

TENDÊNCIA AUTOMOTIVA

Fiat - 41,7%

Volvo - 41,7%

Jeep - 16,7%

Todos os vencedores ganharam um selo para usar em suas peças promocionais. Os melhores de 2021 ganham o selo Trend Car 2022. Mesmo as marcas que ganharam por causa de uma versão específica, podem usar o selo para toda a gama do carro premiado, se quiserem, durante um ano.

Todos os jornalistas e todas as jornalistas integrantes do júri especializado têm notório saber jornalístico e automotivo e atuam em diferentes mídias, como site de internet, revista especializada, rádio, televisão, jornal e canais de YouTube. Veja abaixo o nome e a principal mídia dos jornalistas e das jornalistas que integram o júri.

Júri Feminino Trend Car 2022 (6 integrantes)

Giu Brandão (Mundo Sobre Rodas)

Karina Simões (KS1951)

Michelle de Jesus (Michelle J.)

Milene Rios (Auto Esporte)

Luciana Elldorf (Folha de Pernambuco)

Rafaela Borges (On The Road)

Júri Masculino Trend Car 2022 (6 integrantes)

Emilio Camanzi (Carros Com Camanzi)

Flávio Silveira (Motor Show)

Paulo Cruz (Auto News)

João Anacleto (A Roda)

Leandro Alvares (De Carona Com Leandro)

Sergio Quintanilha (Guia do Carro/Terra)

Novo Corolla Cross: chegou o SUV da Toyota:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade