PUBLICIDADE

Chevrolet Onix Plus “sobra” entre os sedãs compactos

Análise: todo mundo quer comprar o Onix Plus e o sedã da Chevrolet massacra os rivais na categoria dos compactos

17 jan 2022 09h55
| atualizado às 09h55
ver comentários
Publicidade
Chevrolet Onix Plus Premier
Chevrolet Onix Plus Premier
Foto: GM / Divulgação

O Chevrolet Onix Plus literalmente “sobra” entre os sedãs compactos à venda no Brasil. A procura é tão grande que a GM se dá ao luxo de nem divulgar os preços do Onix Plus no site da Chevrolet. Somente a versão de entrada tem o preço declarado: R$ 80.690. Não é nada barato, mas ainda assim o Onix Plus é muito procurado porque os sedãs médios se tornaram caríssimos.

Em 2021, mesmo ficando mais de quatro meses sem produção na fábrica da GM em Gravataí (RS), o Chevrolet Onix Plus teve quase o dobro de vendas do segundo colocado, o Volkswagen Voyage. E isso apesar da forte queda de vendas provocada pela falta de produção. Em 2020, o Onix Plus emplacou 83.392 unidades; em 2021 os emplacamentos caíram para 54.707.

Se o 1º lugar do Chevrolet Onix Plus foi um massacre, a disputa pelo 2º lugar entre os sedãs compactos foi apertada. Em 2º lugar chegou o VW Voyage com 28.593 vendas - mais de 90% delas na modalidade vendas diretas. O Fiat Cronos, produzido na Argentina, ficou em 3º lugar com 27.887. Tanto o Voyage quanto o Cronos cresceram em relação às vendas de 2020, justamente pela falta de Onix Plus no mercado.

Volkswagen Voyage
Volkswagen Voyage
Foto: VW / Divulgação

O Voyage passou de 24,1 mil para 28,6 mil; o Cronos foi de 16,1 mil para 27,9 mil. O Hyundai HB20S ficou em 4º lugar e também subiu um pouco, de 24 mil para 25,6 mil. A grande decepção entre os sedãs compactos foi o Volkswagen Virtus. Além de perder dentro de casa para o velho Voyage, caiu de 30,9 mil para 20,6 mil, terminando o ano em 5º lugar.

TOP 10 SEDÃS COMPACTOS 2021
PSEDÃVENDAS
Chevrolet Onix Plus54.707
Volkswagen Voyage28.593
Fiat Cronos27.887
Hyundai HB20S25.568
Volkswagen Virtus20.563
Fiat Siena15.355
Toyota Yaris12.436
Nissan Versa11.088
Renault Logan9.478
10ºHonda City6.138

Apesar do vice-campeonato na categoria, o VW Voyage já tem data para morrer: até 2023. Não está claro se terá outra geração; tudo indica que não. Outro que deu adeus foi o Fiat Siena, que terminou em 6º lugar com 15,3 mil vendas. Uma oportunidades para o crescimento do Cronos, que é mais bonito e mais moderno.

O Toyota Yaris, 7º colocado com apenas 12,4 mil vendas, tenta ficar mais forte com um facelift anunciado na primeira quinzena de janeiro. Para quem gosta de sedãs japoneses, o Yaris tem a forte concorrência do Nissan Versa, 8º colocado com 11,1 mil vendas, e do Honda City, 10º lugar com 6,1 mil emplacamentos. Assim como o Versa, o City ganhou uma nova geração.

Ainda entre os sedãs compactos mais vendidos do mercado, o Renault Logan aparece em 9º lugar com 9,5 mil vendas. Trata-se de outro carro com futuro incerto. Se continuar no mercado, deverá ganhar outro nome, Taliant.

Novo Onix Plus fica melhor em tudo e sobe de categoria:
Guia do Carro
Publicidade
Publicidade