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Chevrolet lança o novo Tracker com promessa de SUV perfeito

GM faz lançamento virtual da nova geração do Tracker com ataques aos SUVs da concorrência. Preços partem de R$ 82.000 e vão até R$ 112.000

18 mar 2020 - 12h16
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Novo Chevrolet Tracker Premier: motor 1.2 turbo de 133 cv por R$ 112.000.
Novo Chevrolet Tracker Premier: motor 1.2 turbo de 133 cv por R$ 112.000.
Foto: GM / Divulgação

O novo Chevrolet Tracker está oficialmente lançado. Devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus, o SUV foi apresentado numa transmissão ao vivo pela internet. O carro foi desenvolvido nos últimos quatro anos em conjunto pela engenharia da General Motors nos EUA, na China e no Brasil, que teve o foco preferencial do novo modelo. O Chevrolet Tracker estreia com dois motores turbo: o conhecido 1.0 de 116 cv e 165 Nm da família Onix e um novo 1.2 turbo de 132/133 cv de potência (gasolina/etanol) e 210 Nm de torque. Nos dois motores, a potência máxima está disponível a 5.500 rpm e o torque máximo surge a 2.000 rpm.

Os preços ficam entre R$ 82.000 e R$ 112.000 (além de uma versão para PcD, com câmbio automático). A GM fez uma apresentação bastante agressiva de seu novo modelo. Comparando os consumidores de outros SUVs com alcoólicos anônimos, um grupo de pessoas fala do arrependimento na compra de SUVs. O objetivo foi mostrar que os atuais SUVs “não são SUVs de verdade”, ou seja, deixam de ofertar alguma coisa no carro. Segundo o diretor de marketing, Hermann Mahnke, “o segmento de SUVs é um segmento chave, mas agora os lançamentos são para valer, o que tivemos até agora foi a introdução do segmento”. 

A nova geração do Tracker ganhou um porta-malas maior, de 393 litros.
A nova geração do Tracker ganhou um porta-malas maior, de 393 litros.
Foto: GM / Divulgação

Como problemas dos concorrentes, a GM apontou o visual crossover, a pequena capacidade do porta-malas, a baixa potência ou baixo torque, o acabamento com excesso de plásticos e a conectividade estagnada no nível 2 como itens que tornam os SUVs compactos atuais em “carros de arrependidos”. O novo Chevrolet Tracker, segundo a GM, melhora todas essas características. Totalmente redesenhado, o carro finalmente ganha condições de brigar por uma posição expressiva no mercado. Atualmente, ele está em oitavo lugar na categoria e em nono lugar no ranking geral de utilitários esportivos, com 2,7% de participação, atrás do Jeep Renegade, Jeep Compass (categoria médio), Nissan Kicks, Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Honda HR-V, Ford EcoSport e Citroën Cactus. 

O carro cresceu em comprimento (1,2 cm), na largura (1,5 cm) e no entre-eixos (1,5 cm), mas ficou 144 kg mais leve. Assim, ele se tornou 17% mais econômico, chegando a fazer 14,8 km/l de gasolina com motor 1.0 turbo. Segundo a GM, o consumo de combustível é o item que mais gera insatisfação nos consumidores de SUVs. O novo Tracker ficou 5,2 cm mais baixo, para dar ao carro um visual mais assentado, sem prejuízo do visual clássico dos SUVs. Apesar disso, o espaço para os passageiros de trás teve aumento de 7 cm para as pernas, de 4,6 cm para os ombros e de 1,9 cm para a cabeça.

O Tracker agora está disponível em duas opções de motor turbo: 1.0 e 1.2.
O Tracker agora está disponível em duas opções de motor turbo: 1.0 e 1.2.
Foto: GM / Divulgação

O interior do carro ficou mais ergonômico, com o painel rebaixado e a central multimídia inclinada em 7 graus para o motorista. A conectividade, como vem ocorrendo nos novos carros da Chevrolet, é de nível 4, indo muito além do Android Auto e Apple CarPlay. A nova central multimídia MyLink tem tela tátil de 8” fincada no alto do painel. O Wi-Fi a bordo é um dos diferenciais. Segundo a GM, o novo Tracker vai se impor perante a concorrência também em termos de acabamento e conforto dos bancos. Tudo isso poderemos avaliar quando tivermos um carro disponível para teste. O velocímetro e o conta-giros contam com grafismos exclusivos e ponteiros iluminados por LEDs. No meio há uma tela colorida que exibe o nível de combustível e quais passageiros traseiros estão ou não com o cinto de segurança afivelados. O computador de bordo tem 14 funções.

A GM também colocou um foco importante na segurança. O carro vem de série com seis airbags em todas as versões. Dependendo da configuração, ele conta com frenagem de emergência em caso de colisão, faróis com função cornering, alerta de ponto cego, serviço de concierge OnStar (pago à parte). O novo Tracker traz quatro câmeras (uma traseira, uma frontal e duas laterais). O sistema de freios é totalmente novo e, apesar de não possuir discos nas rodas traseiras, tem maior eficiência do que os da concorrência, segundo a GM. 

A grande aposta da Chevrolet -- líder no varejo há sete anos e líder do mercado há quatro -- é a versão LT com motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas. Com ela, a GM passa a atuar abaixo da faixa de R$ 90 mil com o Tracker. Nessa configuração, o carro já traz seis airbags, Wi-Fi a bordo, tela tátil de 8”, OnStar, sensor de estacionamento e chave presencial. As rodas dessa versão são de 16”; na versão Premier 1.2 turbo são de 17”.

O painel foi rebaixado e tem inclinação de 7 graus para o motorista. A conectividade é nível 4, com Android Auto, Apple CarPlay,  Wi-Fi a bordo e entrada USB na traseira..
O painel foi rebaixado e tem inclinação de 7 graus para o motorista. A conectividade é nível 4, com Android Auto, Apple CarPlay, Wi-Fi a bordo e entrada USB na traseira..
Foto: GM / Divulgação

O capô ganhou vincos que dão maior rigidez à peça. A grade superior ficou mais mais estreita, enquanto a inferior ficou mais larga para ajudar na refrigeração do motor. A base do para-choque ganhou um aplique em cor diferenciada (presente também no rack de teto e no extensor da traseira). Na lateral, ele ganhou uma terceira janela na coluna C para ampliar a visibilidade em manobras. A versão Premier traz LEDs também nas lanternas traseiras, que agora são bipartidas. A tampa traseira foi redesenhada. O suporte da placa do carro foi deslocado para o para-choque, que acomoda ainda refletores, a luz de neblina e um extensor. O porta-malas cresceu para 393 litros, incluindo um compartimento inferior de 36 litros.

São duas versões com o motor Ecotec 1.0 turbo de três cilindros:

  • 1.0 Turbo MT6: R$ 82.000
  • LT 1.0 Turbo AT – R$ 89.900

Com 116 cv de potência e 165 Nm de torque, esse motor faz o novo Chevrolet Tracker acelerar de 0-100 km/h em 10,9 segundos. Com esse desempenho, o Tracker 1.0 T quer enfrentar os SUVs compactos aspirados com motor 1.6 ou 1.8. Com câmbio manual, ele faz 13,0 km/l na cidade e 14,8 na estrada, com gasolina; ou então 9,0 km/l na cidade e 10,4 na estrada, com etanol. Com transmissão automática de seis marchas a autonomia com gasolina é de 11,9 km/l na cidade e 13,7 na estrada; com etanol, o Tracker 1.0 AT faz 8,2 km/l na cidade e 9,6 na estrada.

Os bancos da versão Premier têm acabamento de couro.
Os bancos da versão Premier têm acabamento de couro.
Foto: GM / Divulgação

A grande novidade, que é o motor Ecotec 1.2 turbo de 133 cv e 210 Nm, está presente em três versões: 

  • 1.2 Turbo AT: R$ 90.500
  • LTZ 1.2 Turbo AT: R$ 99.900
  • Premier 1.2  Turbo AT: R$ 112.000

Nessa configuração, a autonomia com gasolina é de 11,2 km/l na cidade e de 13,5 na estrada. Com etanol, o Tracker 1.2 T faz 7,7 km/l na cidade e 9,4 na estrada. Segundo a GM, o desempenho é compatível com o de SUVs aspirados com motor 2.0, mas os números de aceleração não foram divulgados. O novo Tracker està à venda nas 540 concessionárias da rede Chevrolet em todo o Brasil.

Guia do Carro
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