PUBLICIDADE

Carros elétricos? GM e Ford ainda preferem SUVs e picapes

SUVs e picapes representam 82% das vendas e vão subir para 87% até 2026. Entenda a estratégia de Detroit: o futuro não é tão elétrico assim

27 mar 2020 - 17h01
Compartilhar
Exibir comentários
Chevrolet Silverado 2500 Heavy Duty: a ordem em Detroit é faturar com os grandões.
Chevrolet Silverado 2500 Heavy Duty: a ordem em Detroit é faturar com os grandões.
Foto: GM / Divulgação

Ainda vai demorar para que os carros elétricos tomem a dianteira nos negócios das duas maiores montadoras dos EUA, a GM e a Ford. Embora as duas marcas tenham investimentos importantes na eletrificação de seus carros mais importantes, além de outros projetos exclusivamente elétricos, são os SUVs e as picapes que continuam merecendo toda a atenção de Detroit. A estratégia é simples: a transição para os carros elétricos terá que ser paga por modelos lucrativos hoje. Portanto, o investimento em SUVs e picapes, que deixam maiores margens de lucro, vai continuar forte.

A análise foi feita pela agência Reuters. Segundo uma reportagem da Reuters, as duas maiores montadoras americanas fabricarão mais de 5 milhões de SUVs e picapes em 2026, mas apenas 320 mil carros elétricos. O total de EVs previsto para 2026 representará cerca de 5% da produção de veículos na América do Norte, mas é menos do que a Tesla produziu no ano passado (367.500 carros). 

Veículos como o Chevrolet Trailblazer (já lançado no México e na China) e a picape Silverado continuarão dominando a cena na GM. Pelo lado da Ford, um lançamento que deve interessar bastante ao Brasil é uma nova picape compacta para competir com a Fiat Toro, da FCA. Essa picape deve se chamar Courier e, claro, o Brasil está nos planos de comercialização. Outra estrela da companhia é a F-150 Raptor.  

Ford F-150 Raptor: uma das estrelas da companhia, que logo lançará a nova picape Courier.
Ford F-150 Raptor: uma das estrelas da companhia, que logo lançará a nova picape Courier.
Foto: Ford / Divulgação

No Brasil, a Chevrolet tem uma discretíssima participação no mercado de carros elétricos, com o Bolt EV. A Ford apostou antes na eletrificação, trazendo o Fusion Hybrid, mas ficou nisso. Por outro lado, as marcas europeias -- especialmente as de luxo -- parecem ir com mais sede ao pote na questão dos carros elétricos no Brasil, apesar do histórico internacional do Nissan Leaf e do Renault Zoe. Voltando aos EUA, o paradigma dos executivos de Detroit é “não violar as leis econômicas”. Portanto, se os SUVs e as picapes já representam 82% dos negócios da GM e da Ford no mercado americano, em 2026 essa participação será de 87%. 

A previsão é de que a Ford venda oito vezes mais SUVs e picapes do que carros de passeio tradicionais, daqui a seis anos. Vale dizer que a pequena Tesla tem hoje um valor de mercado muito maior do que a GM e a Ford juntas, segundo a Reuters. Uma situação estranha para duas montadoras que venderam 4,6 milhões de SUVs e picapes em 2019. Segundo o site Autoblog, “a GM e a Ford estão apostando seu futuro a curto prazo em satisfazer a demanda dos Estados Unidos por veículos maiores movidos a petróleo”. O motivo é simples: o desenvolvimento dos carros elétricos é caro e as margens são pequenas. 

Nova geração do Chevrolet Trailblazer: já foi lançada nos EUA, no México e na China.
Nova geração do Chevrolet Trailblazer: já foi lançada nos EUA, no México e na China.
Foto: GM / Divulgação

Apesar disso, o discurso da GM e da Ford é mais ou menos o mesmo: o futuro é totalmente elétrico. Vale dizer também que nos últimos anos o preço do petróleo estava baixo para o padrão americano e poupar combustível não foi exatamente uma paixão nacional, embora a California lidere todas as iniciativas mundiais de sustentabilidade (é quase como se fosse outro país). Uma pesquisa do Auto Forecast Solutions mostra que a América do Norte chegará a 2026 bem atrás da China e da Europa Ocidental no mercado de carros 100% elétricos, porém à frente dos europeus considerando também os híbridos.

VENDAS DE CARROS ELÉTRICOS
MERCADO   2020  2022  2024  2026
China   1,21 mi  1,96 mi   2,52 mi  2,68 mi
Europa Ocidental 0,62 mi 1,00 mi   1,48 mi   1,52 mi
América do Norte  0,44 mi  0,64 mi  0,73 mi   0,83 mi

Para o total de veículos eletrificados, as projeções do Auto Forecast indicam a China liderando o mercado global com 4,19 milhões em 2016, seguida da América do Norte com 3,04 e da Europa Ocidental com 2,97 milhões. A pesquisa não citou outras regiões, como o resto da Ásia e a América Latina. 

Ford Mustang Mach-E: aposta 100% elétrica num "SUV" ícone e estratégia atual na Europa.
Ford Mustang Mach-E: aposta 100% elétrica num "SUV" ícone e estratégia atual na Europa.
Foto: Ford / Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade