Carros elétricos? GM e Ford ainda preferem SUVs e picapes
SUVs e picapes representam 82% das vendas e vão subir para 87% até 2026. Entenda a estratégia de Detroit: o futuro não é tão elétrico assim
Ainda vai demorar para que os carros elétricos tomem a dianteira nos negócios das duas maiores montadoras dos EUA, a GM e a Ford. Embora as duas marcas tenham investimentos importantes na eletrificação de seus carros mais importantes, além de outros projetos exclusivamente elétricos, são os SUVs e as picapes que continuam merecendo toda a atenção de Detroit. A estratégia é simples: a transição para os carros elétricos terá que ser paga por modelos lucrativos hoje. Portanto, o investimento em SUVs e picapes, que deixam maiores margens de lucro, vai continuar forte.
A análise foi feita pela agência Reuters. Segundo uma reportagem da Reuters, as duas maiores montadoras americanas fabricarão mais de 5 milhões de SUVs e picapes em 2026, mas apenas 320 mil carros elétricos. O total de EVs previsto para 2026 representará cerca de 5% da produção de veículos na América do Norte, mas é menos do que a Tesla produziu no ano passado (367.500 carros).
Veículos como o Chevrolet Trailblazer (já lançado no México e na China) e a picape Silverado continuarão dominando a cena na GM. Pelo lado da Ford, um lançamento que deve interessar bastante ao Brasil é uma nova picape compacta para competir com a Fiat Toro, da FCA. Essa picape deve se chamar Courier e, claro, o Brasil está nos planos de comercialização. Outra estrela da companhia é a F-150 Raptor.
No Brasil, a Chevrolet tem uma discretíssima participação no mercado de carros elétricos, com o Bolt EV. A Ford apostou antes na eletrificação, trazendo o Fusion Hybrid, mas ficou nisso. Por outro lado, as marcas europeias -- especialmente as de luxo -- parecem ir com mais sede ao pote na questão dos carros elétricos no Brasil, apesar do histórico internacional do Nissan Leaf e do Renault Zoe. Voltando aos EUA, o paradigma dos executivos de Detroit é “não violar as leis econômicas”. Portanto, se os SUVs e as picapes já representam 82% dos negócios da GM e da Ford no mercado americano, em 2026 essa participação será de 87%.
A previsão é de que a Ford venda oito vezes mais SUVs e picapes do que carros de passeio tradicionais, daqui a seis anos. Vale dizer que a pequena Tesla tem hoje um valor de mercado muito maior do que a GM e a Ford juntas, segundo a Reuters. Uma situação estranha para duas montadoras que venderam 4,6 milhões de SUVs e picapes em 2019. Segundo o site Autoblog, “a GM e a Ford estão apostando seu futuro a curto prazo em satisfazer a demanda dos Estados Unidos por veículos maiores movidos a petróleo”. O motivo é simples: o desenvolvimento dos carros elétricos é caro e as margens são pequenas.
Apesar disso, o discurso da GM e da Ford é mais ou menos o mesmo: o futuro é totalmente elétrico. Vale dizer também que nos últimos anos o preço do petróleo estava baixo para o padrão americano e poupar combustível não foi exatamente uma paixão nacional, embora a California lidere todas as iniciativas mundiais de sustentabilidade (é quase como se fosse outro país). Uma pesquisa do Auto Forecast Solutions mostra que a América do Norte chegará a 2026 bem atrás da China e da Europa Ocidental no mercado de carros 100% elétricos, porém à frente dos europeus considerando também os híbridos.
MERCADO | 2020 | 2022 | 2024 | 2026 |
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China | 1,21 mi | 1,96 mi | 2,52 mi | 2,68 mi |
Europa Ocidental | 0,62 mi | 1,00 mi | 1,48 mi | 1,52 mi |
América do Norte | 0,44 mi | 0,64 mi | 0,73 mi | 0,83 mi |
Para o total de veículos eletrificados, as projeções do Auto Forecast indicam a China liderando o mercado global com 4,19 milhões em 2016, seguida da América do Norte com 3,04 e da Europa Ocidental com 2,97 milhões. A pesquisa não citou outras regiões, como o resto da Ásia e a América Latina.