PUBLICIDADE

Carros elétricos da Volvo não terão revestimento em couro

Com planos de vender apenas carros elétricos a partir de 2030, Volvo oferecerá revestimentos alternativos feitos de matéria-prima reciclada

27 set 2021 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários
Volvo C40 Recharge: livre de couro.
Volvo C40 Recharge: livre de couro.
Foto: Volvo/Divulgação

Cada vez mais focada em aspectos sustentáveis, a Volvo anunciou na última semana que não vai utilizar couro de origem animal na fabricação de seus carros elétricos. A nova política da montadora sueca foca no bem-estar animal e estreia no SUV cupê elétrico C40 Recharge, que será lançado no Brasil em 2022. A Volvo também pretende oferecer apenas carros totalmente elétricos a partir de 2030 – todos eles livres de couro. 

Em vez de opções de interior de couro, a Volvo oferecerá materiais sustentáveis de alta qualidade feitos a partir de fontes naturais e recicladas. Um exemplo de revestimento alternativo é o Nordico, material criado pela Volvo que vai estrear na próxima geração de modelos da montadora sueca. O tecido é produzido a partir de fibras têxteis feitas de material reciclado, como garrafas PET, material de florestas sustentáveis na Suécia e Finlândia, e rolhas recicladas da indústria vinícola.

Volvo: opções de revestimentos sustentáveis.
Volvo: opções de revestimentos sustentáveis.
Foto: Volvo/Divulgação

"Ser uma montadora progressista significa que precisamos abordar todas as áreas de sustentabilidade, não apenas as emissões de CO2", afirmou Stuart Templar, diretor de sustentabilidade global da Volvo Cars. "O fornecimento responsável é uma parte importante desse trabalho, incluindo o respeito ao bem-estar animal. Parar de utilizar couro dentro de nossos carros elétricos é um bom próximo passo para abordar essa questão", completa.

O movimento da Volvo também é impulsionado pela preocupação com os impactos ambientais negativos da pecuária, incluindo o desmatamento. Estima-se que a pecuária seja responsável por cerca de 14% das emissões globais de gases de efeito estufa. Com isso, a Volvo também busca reduzir o uso de produtos residuais da pecuária utilizados em plásticos, borracha, lubrificantes e adesivos, seja como parte do material ou como um processo químico na produção ou tratamento do mesmo.

Revestimento Nordico: materiais reciclados.
Revestimento Nordico: materiais reciclados.
Foto: Volvo/Divulgação

Além disso, a Volvo também continuará a oferecer opções de mistura de lã, mas apenas de fornecedores certificados com origem responsável. Ao mesmo tempo, a empresa procura garantir rastreabilidade total e bem-estar animal em sua cadeia de suprimentos do material.

Até 2025, a empresa pretende que 25% do material utilizado em novos carros Volvo sejam compostos por conteúdos reciclados e naturais, pois pretende se tornar uma marca neutra em emissões de carbono até 2040. Como parte dos planos de ação climática, também pretende que todos os seus fornecedores imediatos, incluindo fornecedores de materiais, usem 100% de energia renovável até 2025.

Volvo C40 Recharge: no Brasil em 2022.
Volvo C40 Recharge: no Brasil em 2022.
Foto: Volvo/Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade