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Carro elétrico com energia solar tem autonomia de 725 km

Previsto para estrear em 2021, Lightyear One será o primeiro carro elétrico solar de grande alcance e foi desenvolvido com a Bridgestone

21 jun 2021 10h59
| atualizado às 16h18
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Lightyear One linhas aerodinâmicas e traz painéis solares pela carroceria.
Lightyear One linhas aerodinâmicas e traz painéis solares pela carroceria.
Foto: Bridgestone / Divulgação

Um carro elétrico movido a energia solar. A fabricante de pneus Bridgestone anunciou uma parceria exclusiva com a Lightyear, empresa de mobilidade holandesa, para o desenvolvimento de pneus exclusivos para o Lightyear One, o primeiro veículo elétrico solar de longo alcance do mundo. Com autonomia de 725 km, o inédito Lightyear One tem previsão de lançamento para o final de 2021 no mercado europeu.

Por fora, o Lightyear One conta com foco na aerodinâmica. A carroceria cupê traz linhas futuristas, com painéis solares no teto, no capô e na traseira. Por dentro, o console conta com linhas minimalistas, com acabamento em madeira e tecidos. Há ainda um painel de instrumentos digital e uma central multimídia com suporte às funções Apple CarPlay e Android Auto. O modelo é equipado com quatro motores elétricos, um em cada roda, oferecendo tração integral e vetorização de torque avançada.

Lightyear One traz carroceria de perfil cupê e design futurista.
Lightyear One traz carroceria de perfil cupê e design futurista.
Foto: Bridgestone / Divulgação

A Lightyear não revelou muitos detalhes sobre o modelo One, mas adiantou que os motores permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Já a bateria é de 60 kWh, e pode ser recarregada através de um carregador plug-in ou de forma solar. Além disso, a montadora holandesa promete uma autonomia de 725 km e até três vezes mais eficiência em termos de energia do que os veículos elétricos alternativos atualmente no mercado.

Para alcançar esse objetivo, até os pneus do Lightyear One são especiais. Projetados pela Bridgestone, os pneus Turanza Eco oferecem baixa resistência ao rolamento e contam com peso reduzido, a fim de preservar a vida útil da bateria e maximizar o alcance do veículo. Foram utilizadas as tecnologias Enliten e Ologic, que reduzem o peso do pneu com o uso de menos matéria-prima, e uma nova banda de rodagem. Segundo a fabricante, o conjunto equivale a uma redução de peso de mais de 90 kg, sem comprometer a durabilidade dos pneus.

Interior do Lightyear One conta com acabamento minimalista.
Interior do Lightyear One conta com acabamento minimalista.
Foto: Bridgestone / Divulgação

Para desenvolver os pneus do Lightyear One, a Bridgestone utilizou a tecnologia Virtual Tire Development, que permite a modelagem precisa do desempenho de um pneu sem ter que produzi-lo e testá-lo fisicamente, economizando até 40 mil km e metade do tempo necessário em testes. Apesar disso, a fabricante também testou os pneus Turanza Eco no evento Bridgestone World Solar Challenge, uma corrida de 3 mil km no deserto australiano.

Pneus Turanza Eco do elétrico Lightyear One serão produzidos pela Bridgestone.
Pneus Turanza Eco do elétrico Lightyear One serão produzidos pela Bridgestone.
Foto: Bridgestone / Divulgação

“A Lightyear tem impressionado com sua abordagem à mobilidade sustentável desde que vimos a equipe enfrentar o Bridgestone World Solar Challenge e, por isso, estamos felizes em participar do projeto do modelo Lightyear One. A Bridgestone está comprometida com uma redução de 50% nas emissões de CO2 até 2030 e materiais 100% sustentáveis até 2050 e parcerias estratégicas como esta são fundamentais para atingir esses objetivos”, afirmou o diretor técnico e de operações da Bridgestone, Emilio Tiberio.

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