PUBLICIDADE

Carro da Semana: Fiat 500

Oferecimento: Guia do Carro. Motivo: agora 100% elétrico, combina design clássico com o futuro. Veja o que diz o fabricante

7 mar 2020 - 09h30
(atualizado às 09h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Fiat 500.
Novo Fiat 500.
Foto: FCA / Divulgação

Ao projetar o novo Fiat 500, os engenheiros começaram com uma folha de papel em branco para que pudessem trabalhar em todos os aspectos com a máxima atenção aos detalhes e escolher as melhores soluções. Autonomia e tempo de carregamento são duas questões principais para os clientes. As baterias de íons de lítio com capacidade de 42 kWh oferecem autonomia de até 320 km no ciclo WLTP. Além disso, o novo Fiat 500 é equipado com um sistema de carregamento rápido. São necessários apenas 5 minutos para uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 km, o que é mais do que necessário para o uso diário médio. Em apenas 35 minutos, a bateria está carregada em 80%.

Novo Fiat 500.
Novo Fiat 500.
Foto: FCA / Divulgação

Também há a possibilidade de carregar o automóvel em casa, isso porque o novo Fiat 500 inclui o Easy Wallbox, um sistema desenvolvido pela Engie EPS para otimizar o carregamento doméstico com uma tomada usual. É uma solução simples e acessível que pode ser gerenciada facilmente via Bluetooth, permitindo que o motorista estabilize sua carga de energia em casa com até 3 kW de energia. Além disso, o Easy Wallbox está pronto para uma atualização de potência para 7,4 kW, fornecendo uma carga completa em casa em pouco mais de seis horas. O modelo também vem com um cabo Modo 3 para carregar diretamente em postos na rede pública.

Novo Fiat 500.
Novo Fiat 500.
Foto: FCA / Divulgação

O novo Fiat 500 possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados para combinar com o estilo de condução de cada consumidor.

Novo Fiat 500.
Novo Fiat 500.
Foto: FCA / Divulgação

O modo Sherpa otimiza os recursos disponíveis para garantir a chegada ao destino, atuando em diversos componentes para reduzir ao mínimo o consumo de combustível. Assim, o veículo pode alcançar o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima de forma conveniente. Assim como um "Sherpa do Himalaia", que é responsável por toda a expedição e guia até o destino, este modo de condução ajusta parâmetros como velocidade máxima, limitada a 80 km/h; resposta do acelerador; e desativação do ar-condicionado e bancos aquecidos (o motorista tem a opção de ativá-los a qualquer momento).

Novo Fiat 500.
Novo Fiat 500.
Foto: FCA / Divulgação

O modo Normal é o mais próximo possível da condução de um veículo com um motor convencional a combustão, enquanto o modo Range ativa a função na qual é possível dirigir o veículo praticamente só com o pedal do acelerador. De fato, liberá-lo causa uma desaceleração muito maior do que em um motor de combustão normal, quase como se fosse pressionado o pedal do freio, que deve ser usado para parar completamente o carro. Com o uso diário e um pouco de familiaridade com o sistema, é possível dirigir usando apenas o pedal do acelerador.

Novo Fiat 500.
Novo Fiat 500.
Foto: FCA / Divulgação

O motor tem uma potência de 87 kW (118 cv), proporcionando uma velocidade máxima de 150 km/h (limitada) e aceleração de 0 a 100 km/h em 9 segundos e 0 a 50 km/h em 3,1 segundos.

Novo Fiat 500.
Novo Fiat 500.
Foto: FCA / Divulgação

O novo Fiat 500 é o primeiro carro do seu segmento a oferecer direção autônoma de nível 2, trazendo todos os benefícios associados à mobilidade urbana.

Novo Fiat 500.
Novo Fiat 500.
Foto: FCA / Divulgação

Tecnologia de monitoramento de câmera frontal para controlar todas as áreas do carro, longitudinal e lateralmente. O sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo (iACC) freia ou acelera em resposta a qualquer obstáculo: carros, ciclistas, pedestres. A centralização da faixa mantém o veículo no centro da via quando as marcações são identificadas corretamente.

Novo Fiat 500.
Novo Fiat 500.
Foto: FCA / Divulgação

O Intelligent Speed Assist lê os limites de velocidade e recomenda sua aplicação, enquanto o Urban Blind Spot tem sensores ultrassônicos para monitorar os pontos cegos e avisar sobre qualquer obstáculo com uma luz de aviso triangular no espelho retrovisor. Além disso, há o Attention Assist, que fornece avisos no visor, recomendando que o motorista pare e faça uma pausa quando estiver cansado. Finalmente, os sensores de 360° fornecem uma visão integral do modelo para evitar obstáculos ao estacionar ou executar manobras.

Novo Fiat 500.
Novo Fiat 500.
Foto: FCA / Divulgação

O novo Fiat 500 é o primeiro carro da FCA equipado com o novo sistema de infotainment UConnect 5, a plataforma conectada projetada para o futuro. Desenvolvido com a ideia de oferecer aos clientes uma experiência completamente nova, a FCA usa o sistema operacional Android Auto: fácil, intuitivo e incrivelmente personalizável. Com ele é possível usar widgets para configurar como as funções e aplicativos são exibidos. O Apple CarPlay já está disponível sem fio. O sistema também está pronto para oferecer a mesma funcionalidade para o Android Auto. O modelo disponibiliza integração perfeita com smartphone, oferecendo uma tela sensível ao toque de 10,25" de alta definição, com um formato horizontal que se encaixa perfeitamente no painel do carro, seguindo suas linhas.

Novo Fiat 500.
Novo Fiat 500.
Foto: FCA / Divulgação

Em termos de estilo, o Novo 500 implementa a mobilidade futura de maneira italiana, reunindo o considerável legado das duas gerações anteriores: um carro icônico com as mesmas proporções estilísticas e design, clássico, enraizado em 63 anos de história.

Novo Fiat 500.
Novo Fiat 500.
Foto: FCA / Divulgação

Durante a concepção do design, o Fiat Style Center trabalhou com linhas limpas e uma linguagem consistente para definir a aparência da terceira geração: nítida, avançada e compacta, embora mais sinuosa e elegante, moldada em torno de uma abordagem mais proporcional do chassi. Isso o torna espacialmente atraente, conferindo uma percepção de maior estabilidade e presença dimensional.

Novo Fiat 500.
Novo Fiat 500.
Foto: FCA / Divulgação

Outro requisito era dar imediatamente ao novo modelo um logotipo especial 500, que aparece pela primeira vez no centro do emblema da frente, no lugar do logotipo da Fiat. O atual logotipo 500 na parte traseira mantém sua ligação com o passado, embora transformado na versão totalmente elétrica dedicada: distinguida e embelezada por uma borda azul claro, com um jogo de design e cor transformando o zero final em uma letra "E" .

Novo Fiat 500.
Novo Fiat 500.
Foto: FCA / Divulgação

A frente é vertical como na versão de 1957, tornando-a menos ilusória, e a sensação dinâmica do perfil foi acentuada. A linha divisória da primeira geração separou a moldura dos faróis circulares, enquanto hoje essa separação foi redesenhada. Os faróis um pouco mais elípticos e ainda icônicos são tecnológicos e modernos, resultando em uma aparência mais atraente, enquanto as maçanetas das portas estão completamente niveladas, com um compartimento para o desbloqueio elétrico. Um carro com um sorriso, que não perdeu a conotação 'despreocupada' expressa por sua frente empática, mesmo na terceira geração.

Novo Fiat 500.
Novo Fiat 500.
Foto: FCA / Divulgação

Sua forma demonstra o mesmo espírito criativo. A nova plataforma deu à terceira geração do 500 uma presença incrível: é 6 cm mais larga e 6 cm mais longa, a distância entre eixos foi aumentada em 2 cm e as rodas são maiores e mais afastadas, conferindo personalidade mais forte e maior conforto, apesar de seu comprimento permanecer com menos de quatro metros.

Novo Fiat 500.
Novo Fiat 500.
Foto: FCA / Divulgação

No interior é elegante, com simplicidade formal e estética limpa. Isso é exemplificado pelo painel amplo e delgado e pelas soluções de armazenamento modular entre os dois bancos dianteiros, onde o câmbio estava originalmente localizado, melhorando significativamente o conforto. Há mais espaço atrás dos ombros e das pernas, enquanto o fundo plano pode abrigar as baterias de lítio sem comprometer a capacidade do compartimento de bagagem, que permanece inalterado. O resultado é um ambiente bem pensado e mais limpo, com menos botões e linhas nítidas e harmoniosas relacionadas à sustentabilidade.

Novo Fiat 500.
Novo Fiat 500.
Foto: FCA / Divulgação

O Fiat 500 sempre foi sinônimo de emoção. E a terceira geração também deve surpreender, mesmo antes de pressionar o botão Iniciar. O novo modelo estreia na versão conversível: o primeiro quatro lugares ao ar livre com emissão zero: todos abertos, todos elétricos, todos silenciosos. Como um ícone de La Dolce Vita, teve que renascer para trazer à tona todo o charme de suas formas e sons. E, em matéria de sons, eis outra característica única do novo carro urbano, que será disponibilizado posteriormente: o Sistema de Alerta Acústico de Veículo (AVAS), um aviso acústico para pedestres obrigatório em velocidades de até 20 km/h; o som escolhido não é um sinal acústico comum, mas sim a música de Amarcord, de Nino Rota, no puro estilo Dolce Vita, um exemplo da criatividade italiana mais autêntica.

Novo Fiat 500.
Novo Fiat 500.
Foto: FCA / Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade