Caoa Chery já é a 11a marca de carros mais vendida do país
Marca histórica no ranking de automóveis de passeio e comerciais leves veio com 1.923 vendas em fevereiro. Destaque na linha é o Tiggo 5X
Quando a Caoa se associou à Chery no Brasil, a marca chinesa estava a ponto de fechar suas atividades. As vendas eram baixas e os produtos estavam ultrapassados. Com a injeção de dinheiro, capacidade de produção ampliada, uma rede de concessionárias conhecida no Brasil e, especialmente, a estratégia comercial do Grupo Caoa, a marca não para de crescer. Rebatizada de Caoa Chery, a marca sino-brasileira já é a 11a mais vendida do país. Em fevereiro, a marca emplacou 1.923 unidades, ocupando sua melhor posição no ranking acumulado de automóveis de passeio e comerciais leves.
Os destaques da marca são os SUVs Tiggo 5X (compacto superior) e Tiggo 2 (compacto), que somaram 1.479 emplacamentos. O modelo 5X -- que recentemente recebeu um retoque visual e nova central multimídia -- também é o 11º colocado entre os SUVs, à frente de carros como o Captur e o Duster, da Renault. Curiosamente, a Caoa Chery teve em fevereiro exatamente o mesmo número que o Tiggo 5X tem nas vendas acumuladas do ano: 1.923 unidades. Em fevereiro, excluindo no Jeep Compass (que é médio), o Tiggo 5X também ocupou uma posição histórica, terminando entre os 10 utilitários compactos mais vendidos.
Mas não é a numerologia que explica o sucesso da Caoa Chery. Para além de melhorar os produtos e o atendimento, a marca investe pesado em publicidade, em várias plataformas de mídia. No acumulado do ano, a Caoa Chery soma 3.607 vendas, o que lhe dá a 12ª posição, ainda atrás da Citroën. O crescimento foi de 55% em relação ao primeiro bimestre de 2019 e de 46% em relação a fevereiro.. Segundo o CEO da Caoa Chery, Marcio Alfonso, “fevereiro é um mês bastante desafiador para a indústria”, devido ao Carnaval e à menor quantidade de dias úteis. “Ainda assim conseguimos resultados recordes, o que demonstra a força da nossa marca no mercado”, comentou.
Porém, para sair do segundo pelotão de vendas (formado por marcas classificadas entre a 11ª e a 21ª posição), a empresa precisará dar um salto ainda maior. Afinal, a décima colocada é a Nissan, que emplacou 8.356 unidades em fevereiro. Nesse caso, será preciso tempo, pois a Caoa Chery não tem, por exemplo, nenhum modelo entre os comerciais leves (picapes ou furgões). Por isso, a estratégia parece ser a de fortalecer o atual portfólio. Esta semana mesmo a marca apresentará novidades no sedã compacto Arrizo 5, que compete com Honda City e Toyota Yaris, entre outros. Veja abaixo a posição da Caoa Chery perante as marcas que ela superou em fevereiro, segundo a Fenabrave.
P. | Marca | Vendas | Part. |
---|---|---|---|
11 | CAOA CHERY | 1.923 | 1,00% |
12 | CITROËN | 1.922 | 1,00% |
13 | PEUGEOT | 1.257 | 0,65% |
14 | MITSUBISHI | 1.244 | 0,65% |
15 | BMW | 918 | 0,48% |
16 | MERCEDES | 875 | 0,45% |
17 | AUDI | 830 | 0,43% |
18 | VOLVO | 651 | 0,34% |
19 | KIA | 599 | 0,31% |
20 | LAND ROVER | 554 | 0,29% |
21 | PORSCHE | 284 | 0,15% |