PUBLICIDADE

Caoa Chery já é a 11a marca de carros mais vendida do país

Marca histórica no ranking de automóveis de passeio e comerciais leves veio com 1.923 vendas em fevereiro. Destaque na linha é o Tiggo 5X

11 mar 2020 - 11h56
Compartilhar
Exibir comentários
Caoa Chery Tiggo 5X TXS: nova central multimídia na linha 2021.
Caoa Chery Tiggo 5X TXS: nova central multimídia na linha 2021.
Foto: Caoa Chery / Divulgação

Quando a Caoa se associou à Chery no Brasil, a marca chinesa estava a ponto de fechar suas atividades. As vendas eram baixas e os produtos estavam ultrapassados. Com a injeção de dinheiro, capacidade de produção ampliada, uma rede de concessionárias conhecida no Brasil e, especialmente, a estratégia comercial do Grupo Caoa, a marca não para de crescer. Rebatizada de Caoa Chery, a marca sino-brasileira já é a 11a mais vendida do país. Em fevereiro, a marca emplacou 1.923 unidades, ocupando sua melhor posição no ranking acumulado de automóveis de passeio e comerciais leves.

Os destaques da marca são os SUVs Tiggo 5X (compacto superior) e Tiggo 2 (compacto), que somaram 1.479 emplacamentos. O modelo 5X -- que recentemente recebeu um retoque visual e nova central multimídia -- também é o 11º colocado entre os SUVs, à frente de carros como o Captur e o Duster, da Renault. Curiosamente, a Caoa Chery teve em fevereiro exatamente o mesmo número que o Tiggo 5X tem nas vendas acumuladas do ano: 1.923 unidades. Em fevereiro, excluindo no Jeep Compass (que é médio), o Tiggo 5X também ocupou uma posição histórica, terminando entre os 10 utilitários compactos mais vendidos.

Caoa Chery Arrizo 5e inaugura a era dos sedãs elétricos:

Mas não é a numerologia que explica o sucesso da Caoa Chery. Para além de melhorar os produtos e o atendimento, a marca investe pesado em publicidade, em várias plataformas de mídia. No acumulado do ano, a Caoa Chery soma 3.607 vendas, o que lhe dá a 12ª posição, ainda atrás da Citroën. O crescimento foi de 55% em relação ao primeiro bimestre de 2019 e de 46% em relação a fevereiro.. Segundo o CEO da Caoa Chery, Marcio Alfonso, “fevereiro é um mês bastante desafiador para a indústria”, devido ao Carnaval e à menor quantidade de dias úteis. “Ainda assim conseguimos resultados recordes, o que demonstra a força da nossa marca no mercado”, comentou. 

Porém, para sair do segundo pelotão de vendas (formado por marcas classificadas entre a 11ª e a 21ª posição), a empresa precisará dar um salto ainda maior. Afinal, a décima colocada é a Nissan, que emplacou 8.356 unidades em fevereiro. Nesse caso, será preciso tempo, pois a Caoa Chery não tem, por exemplo, nenhum modelo entre os comerciais leves (picapes ou furgões). Por isso, a estratégia parece ser a de fortalecer o atual portfólio. Esta semana mesmo a marca apresentará novidades no sedã compacto Arrizo 5, que compete com Honda City e Toyota Yaris, entre outros. Veja abaixo a posição da Caoa Chery perante as marcas que ela superou em fevereiro, segundo a Fenabrave.

RANKING FEVEREIRO
P. Marca Vendas Part.
11 CAOA CHERY  1.923 1,00%
12 CITROËN 1.922 1,00%
13 PEUGEOT 1.257 0,65%
14 MITSUBISHI 1.244 0,65%
15 BMW 918 0,48%
16 MERCEDES 875 0,45%
17 AUDI 830 0,43%
18 VOLVO 651 0,34%
19 KIA  599 0,31%
20 LAND ROVER 554 0,29%
21 PORSCHE 284 0,15%
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade