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Abeifa: Land Rover cresce 110% em mês de queda de importados

Apesar do crescimento da Land Rover, unidades importadas ainda sentem os impactos da instabilidade cambial e da falta de semicondutores

7 dez 2021 - 11h55
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Em mês de queda nos importados, Land Rover cresceu 110,7%
Em mês de queda nos importados, Land Rover cresceu 110,7%
Foto: Land Rover / Divulgação

Em novembro, as onze marcas filiadas à Abeifa registraram 5.764 unidades, considerando as vendas de carros importados e modelos com produção nacional. De acordo com a entidade, o resultado se traduz em uma queda de 8,6% ante outubro de 2021, quando foram comercializadas 6.308 unidades. Comparado a novembro do ano passado - que registrou 5.764 veículos - a queda é de 3,9%. Dentre as importadoras, a marca que mais vendeu em novembro foi a Volvo, com 758 unidades. No entanto, o destaque do mês fica para a Land Rover, que cresceu 110,7% em relação a outubro e impressionantes 311,6% comparado ao mês de novembro de 2020.

P.MARCAVENDAS
1Volvo758
2Kia411
3Land Rover354
4Porsche151
5JAC Motors94

Considerando apenas o licenciamento de veículos produzidos no Brasil, as marcas da Abeifa chegaram a 3.899 unidades, uma retração de 17,2% ante aos resultados do mês anterior, mas uma alta de 12,3% em relação a novembro de 2020. Já na importação, a situação se inverte. As 1.865 unidades vendidas no último mês significaram um aumento de 16,8% ante as 1.597 unidades de outubro de 2021, mas uma queda de 26,1% ante novembro de 2020. 

Somadas as unidades importadas e as nacionais, com total de 67.108 veículos nos primeiros onze meses de 2021, as associadas à Abeifa registram percentual positivo de 28,5%. Em 2020, em igual período comparativo, o total de licenciamentos foi de 52.221 unidades. Apesar do aumento nas vendas, a entidade destacou mais uma vez os impactos da instabilidade cambial e da escassez de semicondutores na disponibilidade e nas vendas de unidades importadas. Em meio à essa situação, uma das principais preocupações da Abeifa é a renovação da lista de exceção aos produtos híbridos e elétricos.  

“Diante do cenário de instabilidade tanto na importação como na produção local, nossa expectativa é que, ao menos, saia o mais rápido possível a renovação da lista de exceção aos produtos híbridos e elétricos, cujo imposto de importação é de 0% a 4%, dependendo da eficiência energética dos produtos, e que vence no dia 31 de dezembro próximo”, avalia João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa.

João Henrique Garbin de Oliveira, da Abeifa
João Henrique Garbin de Oliveira, da Abeifa
Foto: Abeifa/Divulgação

Com essas parciais mensais, no acumulado dos primeiros onze meses do ano, as unidades importadas significaram queda de 7%: de janeiro a novembro de 2021, foram registradas 23.257 unidades contra 25.015 emplacamentos de importados em igual período de 2020. Já a produção nacional das associadas à Abeifa acumula 43.851 unidades licenciadas contra 27.206 unidades até novembro de 2020, alta de 61,2%. No acumulado do ano, com 67.108 unidades, as associadas representam 3,77% do mercado interno brasileiro (1.780.479 emplacamentos).

Segundo a Abeifa, com as 5.764 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa em novembro foi de apenas 3,6% do mercado total de automóveis e comerciais leves (160.376 unidades). Quanto aos carros importados, a participação da associação foi de apenas 1,16% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 3.899 veículos, representam um marketshare de 2,4%.

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