4 eventos ao vivo

5 dicas para quem não estava preparado para o IPVA 2021

Quarta-feira (20) é o último dia para pagar o IPVA com os descontos do governo. Conheça as dicas do app Zul+ para deixar o IPVA em dia

19 jan 2021
11h38
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

1. Saiba o quanto você precisa pagar

O primeiro passo para se planejar para o pagamento do IPVA é saber o valor do tributo. Por acharem que não vão conseguir pagar o imposto, muitos motoristas acabam nem consultando o valor, o que é um grande erro.

O valor do IPVA varia de acordo com a alíquota estadual e o modelo do automóvel. Em São Paulo, por exemplo, o valor do IPVA é de 4% sobre o valor de mercado do veículo. Por esse motivo, carros de luxo têm IPVAs mais caros.

Para consultar o valor do IPVA 2021 do seu carro, motoristas de todo o Estado de São Paulo podem utilizar o app Zul+. No aplicativo, também é possível quitar o imposto através do Pix ou em até 12x no cartão de crédito.

Valor do IPVA varia de acordo com a alíquota estadual e o modelo do automóvel.
Valor do IPVA varia de acordo com a alíquota estadual e o modelo do automóvel.
Foto: FDR / Reprodução

2. Esteja atento ao calendário de vencimento

Outro ponto de atenção do motorista deve ser o calendário de vencimento do IPVA 2021. No Estado de São Paulo, o imposto começou a vencer no dia 7 de janeiro para os veículos com placa final 1, e segue até 22 de março, quando os proprietários dos veículos com placa final 0 têm o último dia para quitar a terceira e última parcela.

Ao deixar de pagar o IPVA, os juros são acrescentados ao valor a cada dia. Após 60 dias, o débito poderá entrar na dívida ativa. Além disso, o IPVA atrasado impossibilita o licenciamento.

A maneira mais fácil de consultar o valor do IPVA 2021 SP é com o app Zul+. Após realizar o cadastro na plataforma, o motorista consegue descobrir todas as datas de vencimento do tributo e, assim, se planejar para o pagamento.

3. Se não conseguir pagar o IPVA em cota única, opte pelas três parcelas do governo

A melhor solução para quem não está preparado para o IPVA 2021 é tentar parcelar o tributo. Como dissemos, no app Zul+, é possível pagar o IPVA 2021 SP nas três parcelas do Governo entre os meses de janeiro, fevereiro e março através do Pix, cartão de crédito ou carteiras digitais Apple Pay, Google Pay e Masterpass. Tudo de maneira muito simples, rápida e segura.

4. Caso prefira, distribua o pagamento ao longo do ano parcelando em até 12x

Caso o pagamento do IPVA 2021 em 3 parcelas continue pesado para o seu bolso, você ainda consegue parcelar o pagamento por até 12 meses. Ao parcelar o pagamento do tributo no app, o Zul+ quita o imposto integralmente junto ao órgão responsável. Dessa maneira, o débito aparecerá nas faturas do cartão de crédito, enquanto o tributo já constará liquidado corretamente junto ao departamento de trânsito após a confirmação de quitação enviada pelo aplicativo.

5. Não deixe o IPVA atrasar!

O IPVA atrasado pode ser um problemão para o motorista. Após vencer, o tributo passa a sofrer acréscimo de 0,33% por dia (durante 60 dias) além de juros mensais baseados na taxa Selic.

Após os 60 dias de atraso no pagamento, o débito entra na dívida ativa. Vale lembrar também que o pagamento do IPVA é condição obrigatória para realizar o licenciamento anual do veículo. Sem o IPVA pago, o motorista não pode licenciar o carro. E sem o licenciamento, o veículo corre o risco de ser retido em uma blitz.

 

Veja também:

Novo Nissan Kicks 2022 dá um salto de qualidade
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade