PUBLICIDADE

Vídeos mostram protestos antigos no Chile e no México, não na Argentina

26 set 2022 - 17h01
Compartilhar
Exibir comentários

Sete vídeos que circulam nas redes como se tivessem sido gravados neste ano, na Argentina, não são recentes e nem foram registrados no país (veja aqui). O Aos Fatos identificou que as imagens foram gravadas entre 2017 e 2019, no México e no Chile, e mostram incêndios e manifestações populares com violência.

Publicações com o conteúdo enganoso somavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (26) e circulavam também no Telegram e no WhatsApp, nos quais não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Selo falso

Isso a velha imprensa não mostra , a situação que a Argentina está ….. segue vídeos recentes, enviado por argentinos
Foto: Aos Fatos

Uma compilação de oito vídeos circula nas redes com a alegação falsa de que as imagens são recentes e foram gravadas na Argentina. O Aos Fatos localizou a origem de sete das oito filmagens: seis mostram cenas de vandalismo no Chile, em meio à mobilização estudantil contra o aumento das passagens de metrô da capital Santiago, em outubro de 2019, e a sétima registra um protesto no México, em 2017, contra o aumento do preço da gasolina.

  • O vídeo que mostra um prédio em chamas retrata um incêndio na sede de uma companhia elétrica do Chile, em 18 de outubro de 2019. Na época, a empresa alegou que se tratou de um ato intencional causado por manifestantes.
  • Naquela noite, uma estação de metrô em Santiago também foi incendiada, cena que aparece em outra das peças compartilhadas.
  • As imagens de um incêndio em uma composição do metrô foram feitas no dia seguinte (19.out.2019) na comuna de Puente Alto, na região metropolitana de Santiago, e a causa foi atribuída aos protestos daquele período.

Outros três vídeos que aparecem na compilação também foram gravados no dia 19.out.2019:

Os protestos de 2019 — ocorridos durante o governo de Sebastián Piñera, de centro-direita — levaram cerca de 1 milhão de pessoas às ruas.

  • Já o registro que mostra uma caminhonete amarela atropelando policiais foi gravado no México, em janeiro de 2017, durante protestos contra o aumento do preço da gasolina no país, durante o governo de Enrique Peña Nieto, também de centro-direita.

Embora o Aos Fatos não tenha encontrado a origem de um vídeo em que manifestantes depredam um carro branco, não há evidência de que seja recente nem que tenha sido gravado na Argentina.

Referências:

1. G1 (Fontes 1 e 2)

2. Puente Libre

3. Gazeta do Povo

4. Twitter

5. RPP

6. ADN 40

7. YouTube (Fontes 1, 2 e 3)

8. Facebook

9. Business Insider

10. Agência Brasil

Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Aos Fatos
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade