PUBLICIDADE

Vídeo que mostra recepção a Bolsonaro não é recente nem foi gravado em Goiânia

12 ago 2022 - 18h21
Compartilhar
Exibir comentários

Um vídeo que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) em meio a uma multidão que canta "o capitão chegou" não foi registrado em Goiânia na última quinta-feira (11), como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). As imagens foram gravadas em Santa Cruz do Capibaribe (PE), no dia 4 de setembro de 2021. O áudio com o cântico "o capitão chegou" foi inserido digitalmente sobre as imagens originais, que mostram gritos de "mito".

A postagem enganosa conta com ao menos 105 mil visualizações no TikTok e 4.000 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (12).

Selo falso

Vídeo gravado em Pernambuco em 2021 com a alegação enganosa de que foi registrado em Goiânia
Vídeo gravado em Pernambuco em 2021 com a alegação enganosa de que foi registrado em Goiânia
Foto: Aos Fatos

Publicações nas redes sociais enganam ao afirmar que o vídeo que mostra o presidente e pré-candidato à reeleição Jair Bolsonaro em meio a uma multidão foi gravado no dia 11 de agosto em Goiânia. As cenas usadas nas postagens foram registradas quando Bolsonaro cumprimentava apoiadores na cidade de Santa Cruz do Capibaripe (PE), logo após passeio de moto, no dia 4 de setembro de 2021.

O presidente não esteve na capital goiana na última semana. A visita mais recente de Bolsonaro à cidade foi no dia 29 de julho, quando participou da convenção do PL.

O vídeo compartilhado ainda foi editado para incluir um áudio em que se ouve o cântico "o capitão chegou". Na gravação original, a música não aparece, mas é possível ouvir outros gritos de apoio. Aos Fatos não conseguiu identificar a origem do áudio inserido.

Referências:

1. Youtube / Blog do Magno

2. Metrópoles

3. G1

Aos Fatos
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade