PUBLICIDADE

Vídeo é editado para fazer crer que Lula foi xingado em Natal

1 jul 2022 - 15h15
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi xingado de "vagabundo" pelo público da 1ª Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária, em Natal, como dizem postagens nas redes sociais (veja aqui). O áudio com as ofensas foi inserido nas cenas originais, que foram publicadas pelo UOL no dia 16 de junho e nas quais não é possível ouvir manifestações hostis contra o pré-candidato.

O vídeo com o áudio falso acumula ao menos 650 mil visualizações no TikTok e 4.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (1º).

Selo falso

Áudio de pessoas gritando “vagabundo” foi inserido no vídeo original, que não mostra xingamentos
Áudio de pessoas gritando “vagabundo” foi inserido no vídeo original, que não mostra xingamentos
Foto: Aos Fatos

Um áudio com gritos de "vagabundo" foi editado junto com um vídeo que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita à 1ª Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária, em Natal. Na gravação original, publicada pelo UOL no dia 16 de junho, não é possível ouvir ataques ao pré-candidato (confira abaixo).

Outros registros do mesmo evento mostram que não houve manifestação hostil do público. No canal oficial no YouTube do petista, por exemplo, há um vídeo de 9 minutos gravado na ocasião, e em nenhum momento é possível ouvir xingamentos direcionados ao político.

No dia 16 de junho, Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), respectivamente pré-candidatos a presidente e a vice-presidente da República, iniciaram por Natal uma agenda de compromissos no Nordeste. Após a capital potiguar, os dois visitaram Maceió e Aracaju.

Referências:

1. UOL

2. Youtube (Instituto Lula)

Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Aos Fatos
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade