PUBLICIDADE

Veneza sofre com alagamentos de segunda maior enchente da história

13 nov 2019 - 09h38
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, declarou a cidade como uma zona de desastre, nesta quarta-feira, depois que a segunda maior enchente já registrada atingiu a cidade de madrugada, inundando sua basílica histórica e deixando muitas praças e travessas debaixo de muita água.

Homem caminha em rua alagada após Veneza registrar segunda maior enchente da história
13/11/2019
REUTERS/Manuel Silvestri
Homem caminha em rua alagada após Veneza registrar segunda maior enchente da história 13/11/2019 REUTERS/Manuel Silvestri
Foto: Reuters

Um morador de Pellestrina, uma das muitas ilhas da lagoa veneziana, morreu ao ser atingido por um raio enquanto usava uma bomba de água elétrica, informou o corpo de bombeiros.

Autoridades municipais disseram que o nível da água chegou a 187 centímetros às 22h50 de terça-feira, pouco abaixo do recorde de 194 centímetros de 1966.

Imagens noturnas mostraram uma torrente de água atiçada por ventos fortes se arrastando pelo centro da cidade, e Luca Zaia, governador da região de Vêneto, descreveu uma cena de "devastação apocalíptica".

O prefeito Luigi Brugnaro disse que a situação é dramática. "Pedimos ao governo que nos ajude. O custo será alto. Este é o resultado da mudança climática", escreveu no Twitter.

Ele disse que declarará uma zona de desastre e pedirá ao governo que decrete um estado de emergência, o que permitiria a liberação de fundos para tratar dos danos.

A Praça de São Marcos ficou debaixo de mais de um metro de água, e a Basílica de São Marcos adjacente foi inundada pela sexta vez em 1.200 anos -- mas a quarta nos últimos 20.

Uma barreira anti-inundação foi concebida em 1984 para proteger Veneza do tipo de maré alta que arrasou a cidade na terça-feira, mas o projeto de vários bilhões de euros, conhecido como Mose, vem sendo assolado por escândalos de corrupção e ainda não está em operação.

Brugnaro disse que a basílica sofreu "danos graves", mas não havia detalhes disponíveis sobre seu interior essencialmente bizantino, famoso por seus mosaicos ricos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade