PUBLICIDADE

Vai ter emprego para os jovens no futuro?

Como ajudar os jovens a terem um futuro profissional seguro diante de tantas tecnologias e mudanças?

11 set 2017 - 18h14
Compartilhar
Exibir comentários

Conforme pesquisas, a taxa de desemprego entre os jovens aumentou em 2016.

Foto: DINO

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulgou uma pesquisa informando que o valor médio das taxas de desemprego entre os jovens de 14 a 24 anos, subiu de 20%, em 2015, para 27,2%, em 2016, e, segundo uma pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo, em média, os jovens estão demorando até 15 meses para conseguir o primeiro emprego ou uma nova ocupação.

Conforme o IPEA, o cenário de queda no nível de atividade, em 2016, liderou o comportamento do mercado de trabalho, que teve piora nos indicadores de ocupação e desemprego.

Isso quer dizer que, cada vez mais, os jovens estão encontrando dificuldades ao se inserir no mercado de trabalho ou se realocar em alguma função. O cenário econômico atual do país também é um fator preocupante para os jovens que estão à procura de emprego.

Como ajudar os jovens a terem um futuro profissional seguro diante de tantas tecnologias e mudanças? Para passar confiança a eles, é necessário compreendê-los melhor e analisá-los profundamente, com zelo e visão de futuro.

O ideal é iniciar identificando as suas capacidades deles, e, para isso, é necessário usar alguns filtros básicos, mas essenciais. Esses filtros foram identificados após anos de experiências com jovens das mais diversas idades, estilos e vocações. Confira alguns desses filtros que podem ser de grande valia para o seu relacionamento com adolescentes.

• Empatia: enxergue no jovem, o espelho de si mesmo, busque lembrar que as necessidades do outro, podem não ser tão convenientes para você. Cada ser humano é diferente do outro, e, se tratando de seu filho, tenha em mente que eles são únicos no mundo e são completamente diferentes de você. Saiba identificar essas diferenças e lidar com elas da forma mais confortável possível.

• Frustrações: não deposite no seu filho, as dores de algo não alcançado por você. Aprenda a resolvê-las para seguir em frente e não pressionar os filhos com dores do passado. Aceite com serenidade o que fugiu do seu controle, ouça o seu filho e se perdoe.

• Termos equivocados: tome cuidado com palavras e termos que podem ser confundidos na cabeça dos jovens. Eles precisam de segurança nesse momento, o futuro é incerto e ele enxerga em você, a sustentação. Há muitos pais que oprimem seus filhos por motivos errados com crenças falsas sobre determinada profissão ou ofícios que não dão dinheiro.

O pai de Frank Sinatra achava que ser músico era coisa de desocupado. A mãe de Billy Granham achava que ele ia espantar seus ouvintes pois pregava em um tom muito alto. Perceba que achismos sobre determinadas profissões podem estar equivocados.

Atualmente, é visível uma esperança na reversão do cenário econômico brasileiro, é possível que o mercado se recupere ainda em 2017, segundo o IPEA.

Mas é preciso atentar-se aos filhos, em suas habilidades e capacidades, e enxergar o outro lado da moeda também: o futuro, o cenário econômico em que eles viverão. Esse cruzamento fará a sua visão ser mais ampla. Motive seus filhos independente disso.

Temas como esse são abordados mais profundamente no curso Conquiste Seu Filho Adolescente, elaborado por Jhonatan Krupzack, professor, coaching, especialista em jovens e pai de cinco filhos.

Website: https://conquisteseufilho.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade