PUBLICIDADE

União Europeia retira Farc de lista de organizações terroristas

13 nov 2017 - 18h32
Compartilhar
Exibir comentários

Decisão é saudada pelo presidente da Colômbia. Ex-grupo armado entrou na lista europeia em 2001 e desde setembro de 2016 estava com status de suspenso.A União Europeia (UE) retirou definitivamente nesta segunda-feira (13/11) asForças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) de sua lista de organizações terroristas. A decisão foi saudada pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

"A União Europeia deu hoje outro importante passo para o caminho de reconciliação dos colombianos ao decidir tirar as Farc da lista de terroristas", disse Santos.

Leia também: Os "falsos positivos" e a busca por justiça na Colômbia

O bloco suspendeu o antigo grupo armado da lista de terrorismo em setembro do ano passado, para incentivar o processo de paz na Colômbia. A suspensão permitia travar provisoriamente as sanções vinculadas à presença da guerrilha na lista, entre elas o congelamento de bens e a proibição de disponibilizar fundos para seus integrantes.

A retirada definitiva da lista ocorre após o acordo de paz assinado na Colômbia e a posterior desmobilização e entrega das armas pelos ex-guerrilheiros.

A lista da UE em matéria de terrorismo inclui pessoas ou grupos que atuam dentro ou fora do bloco e é revisada pelo menos a cada seis meses. Os integrantes dessa lista podem ser alvos de congelamento de fundos ou bens financeiros nos países europeus e de medidas restritivas em relação à cooperação policial e jurídica.

As Farc foram incluídas na lista em 2001. O líder do grupo, Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido como Timochenko, pretende concorrer às eleições presidenciais em 2018 pelo partido criado em setembro deste ano na sequência da entrega completa de armas dos ex-guerrilheiros das Farc às Nações Unidas.

CN/efe/afp

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade