PUBLICIDADE

União Brasil oficializa apoio a candidatura à reeleição do governador Rodrigo Garcia

Principal benefício será o tempo maior de exposição na televisão entre todos os candidatos ao Palácio dos Bandeirantes

7 jul 2022 - 14h15
(atualizado às 18h16)
Compartilhar
Exibir comentários

O União Brasil anunciou nesta quinta-feira, 7, oficialmente que vai apoiar a candidatura à reeleição do governador Rodrigo Garcia (PSDB), mas abriu uma nova disputa interna entre os aliados ao pedir a indicação do vice na chapa do tucano, cargo que originalmente está reservado ao MDB.

Pré-candidato à reeleição, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), terá quase o dobro do tempo de exposição no horário eleitoral gratuito na TV e no rádio do que os principais adversários com o apoio do União Brasil. Foto: Marcelo Chello/Estadão

Em nota, o União Brasil também constrangeu o PSDB nacional ao afirmar que o tucano vai apoiar o presidente da legenda, Luciano Bivar, na disputa pelo Palácio do Planalto. O comunicado ignora o fato de os tucanos terem acordo para apoiar a senadora Simone Tebet (MDB-MS) na corrida presidencial.

"Após longo período de conversas, o União Brasil e o PSDB chegam a um acordo para as eleições estaduais. O União Brasil vai apoiar a reeleição de Rodrigo e discutirá o nome de vice na chapa", afirma o União Brasil, na nota.

Garcia e Bivar estarão no mesmo palco amanhã em um evento que espera reunir 3 mil pessoas em São Paulo e terá a presença do casal Sérgio e Rosângela Moro, ambos filiados ao União Brasil. "O evento também vai marcar o apoio de Rodrigo Garcia a Bivar como candidato a presidente em São Paulo", diz a nota.

O MDB foi informado previamente do acordo com Bivar, que se reuniu na terça-feira, em Brasília, com o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), presidente nacional da legenda. O dirigente emedebista não se opôs ao acordo, mas quer que o governador também abra palanque para Simone.

Bivar chegou a romper com o governador paulista após o PSDB fechar com a senadora, mas recuou. Com o fim do impasse, Garcia garantiu o tempo de TV do União Brasil - 1 minuto e 30 segundos em cada bloco da propaganda eleitoral gratuita -, e assim terá a hegemonia.

"Se o Rodrigo Garcia apoiar dois candidatos à Presidência da República, deve haver uma compensação digna ao União Brasil, que seria a indicação do candidato a vice. A sobrevivência do PSDB nacional passa pela eleição do governo em São Paulo", disse o deputado federal Junior Bozzella (União Brasil-SP), aliado de Bivar e membro da Executiva Estadual do partido.

O MDB, porém, mantém o nome do ex-secretário da Saúde da capital Edson Aparecido, que deixou o PSDB, como uma indicação do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB). Para Garcia, é importante ter o chefe do Executivo paulistano engajado no seu projeto. Aparecido já articulou 15 encontros de Garcia com Nunes e militantes na cidade.

No xadrez da coligação tucana, a maior do Estado, o Podemos e até o ex-governador João Doria (PSDB) atuam nos bastidores para indicar o candidato ao Senado. Doria defende o nome de seu ex-secretário da Fazenda Henrique Meirelles (União Brasil), e o Podemos quer emplacar o deputado Heni Ozi Cukier.

Confira também:

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade