PUBLICIDADE

Mundo

TVs barram propaganda de Trump com mexicano alegando racismo

Na véspera das eleições ao Congresso, CNN, NBC, Fox News e Facebook se recusam a veicular comercial de campanha anti-imigração

6 nov 2018 - 09h20
(atualizado às 11h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Algumas das principais emissoras americanas anunciaram nesta segunda-feira (5) que se recusaram a continuar veiculando um anúncio de campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerado por muitos críticos como racista.

Donald Trump durante entrevista na Casa Branca
 17/10/2018   REUTERS/Joshua Roberts
Donald Trump durante entrevista na Casa Branca 17/10/2018 REUTERS/Joshua Roberts
Foto: Reuters

O anúncio de 30 segundos é voltado para influenciar os eleitores antes das eleições legislativas americanas nesta terça-feira. Ele mostra o julgamento de um imigrante ilegal mexicano condenado pela morte de dois policiais em 2014. No vídeo, o acusado, sorridente, afirma que lamenta ter assassinado apenas dois policiais e assegura que fugirá da prisão para provocar novas mortes. Ao final, uma legenda diz que "os democratas deixaram que ele ficasse" no país.

A propaganda, financiada pela campanha para a reeleição de Trump em 2020, mostra também uma grande massa de pessoas tentando romper uma cerca e forçar a passagem, supostamente, em um centro de controle de fronteira, e termina com a afirmação de que o presidente e os republicanos estão "fazendo a América segura novamente".

Trump divulgou a peça em sua conta oficial no Twitter:

O anúncio, que começou a circular na internet na semana passada, foi rejeitada pelas redes CNN, NBC e até pela conservadora Fox News, além do Facebook. Alguns membros do Partido Republicano também condenaram o vídeo, dizendo que pode gerar divisões raciais.

Ao ser indagado se o anúncio poderia ser considerado ofensivo, Trump respondeu aos jornalistas: "Muitas coisas são ofensivas, suas perguntas são muitas vezes ofensivas também". O presidente vem reforçando sua retórica anti-imigração nos últimos dias, com o objetivo de mobilizar a base republicana e gerar medo nos eleitores.

"É lamentável o que os democratas estão fazendo com o nosso país", disse Trump ao postar o controverso anúncio em seu perfil no Twitter, pedindo o voto em candidatos republicanos.

As eleições desta terça-feira são amplamente vistas como um referendo sobre a presidência de Trump e poderá resultar numa transformação do cenário político do país com um possível avanço democrata no Congresso. O grande comparecimento às urnas no início da votação parece confirmar as previsões sobre a possibilidade de um número recorde de eleitores para uma eleição de meio de mandato, num país onde o voto não é obrigatório.

É possível que o anúncio tenha sido visto por mais pessoas do que se tivesse continuado a ser veiculado. A rede NBC o transmitiu no intervalo comercial de um jogo de futebol americano, que rendeu uma das maiores audiências da história da emissora. O canal foi também o primeiro a afirmar que iria interromper a veiculação do vídeo.

Um porta-voz do Facebook disse que a circulação inicial do anúncio em sua plataforma foi um erro, e que viola os princípios da empresa em relação a conteúdos sensíveis. Entretanto, a rede social não impede a postagem do vídeo por parte dos usuários.

O chefe da campanha de Trump, Brad Pascale, disse que as emissoras e a rede social "decidiram apoiar os que entram ilegalmente no país" e alertou - sem incluir a Fox News, que costuma apoiar Trump e os republicanos - que a imprensa tenta controlar o que as pessoas veem e pensam.

Donald Trump Jr. comentou através do Twitter a decisão da CNN de não veicular o anúncio. "Deve ser porque apenas passam notícias falsas e não falam sobre as ameaças reais que não estão de acordo com sua agenda", criticou.

A CNN, também através do Twitter, afirmou ter deixado "extremamente claro" durante suas transmissões que o comercial é racista e que o rejeitou sempre que a campanha republicana tentou comprar espaço de propaganda na emissora.

Pesquisas de opinião sugerem que os democratas deverão conquistar o mínimo de 23 cadeiras na Câmara dos Representantes que os permitiria barrar propostas de Trump e investigar as ações do governo. Segundo os levantamentos, os republicanos deverão manter uma maioria apertada no Senado.

Veja também

Por que as eleições legislativas dos EUA deste ano são tão importantes:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade