PUBLICIDADE

Trump viajará para Ásia em novembro tendo Coreia do Norte no foco da agenda

30 set 2017 - 11h09
Compartilhar
Exibir comentários

Donald Trump em novembro irá para Ásia pela primeira vez desde que assumiu a presidência dos Estados Unidos, devendo passar por Japão, Coreia do Sul, China, Vietnã e Filipinas em uma viagem com uma agenda que deve ser dominada pela ameaça nuclear da Coreia do Norte.

Acompanhado de sua esposa Melania, Trump viajará entre os dias 3 e 14 de novembro e deverá participar de dois eventos importantes: o fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico, no Vietnã, e o conclave da Associação das Nações do Sudeste Asiático, nas Filipinas.

A presença de Trump no evento em Manila era uma dúvida até recentemente, com autoridades dizendo que o presidente norte-americano estava relutante em manifestar suporte ao presidente filipino, Rodrigo Duterte, responsável por uma série de demonstrações anti-americanas.

Uma autoridade dos EUA disse que líderes asiáticos que se encontraram na semana passada com Trump na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, ajudaram a persuadi-lo a participar do evento com importantes aliados asiáticos.

Um diplomata asiático saudou a decisão de Trump de visitar Manila, dizendo que "assegura a região de que a política em relação à Ásia não se trata apenas da Coreia do Norte, mas também do Sudeste Asiático".

O secretário de Relações Exteriores das Filipinas, Alan Peter Cayetano, disse que o presidente Duterte estava ansioso para se reunir com Trump, acrescentando que a relação entre os dois países era tão resiliente que os laços sempre se recuperam, independentemente de desentendimentos.

A passagem de Trump pela China ocorrerá após uma viagem do presidente chinês, Xi Jinping, aos Estados Unidos em abril. Trump colocou forte pressão sobre Pequim em relação à Coreia do Norte. Embora seus esforços tenham tido sucesso limitado até o momento, ele agradeceu Xi na terça-feira pela colaboração.

"Eu aplaudo a China por romper todas as relações bancárias com a Coreia do Norte - algo que as pessoas considerariam até mesmo impensável dois meses atrás. Quero agradecer o presidente Xi", disse Trump em uma coletiva de imprensa com o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade