PUBLICIDADE

Trump troca assessor de Segurança Nacional

22 mar 2018 - 21h47
(atualizado em 23/3/2018 às 06h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Presidente americano nomeia linha-dura John Bolton para assumir cargo que era de Herbert Raymond McMaster. Mudança já era esperada depois da demissão do secretário de Estado.O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (22/03) que substituirá seu assessor de Segurança Nacional, Herbert Raymond McMaster, pelo linha-dura John Bolton, que já defendeu o uso da força militar contra a Coreia do Norte e o Irã.

No governo Bush, John Bolton foi um dos principais defensores da invasão do Iraque
No governo Bush, John Bolton foi um dos principais defensores da invasão do Iraque
Foto: DW / Deutsche Welle

"Tenho o prazer de anunciar que, a partir de 9 de abril, @AmbJohnBolton será o meu novo Assessor de Segurança Nacional. Estou muito agradecido pelos serviços do general H.R. McMaster, que fez um trabalho excelente e que sempre será meu amigo", anunciou Trump, por meio do Twitter.

Bolton, de 69 anos, foi embaixador nas Nações Unidas e também atuou no governo do ex-presidente George W. Bush. Ele foi um dos principais defensores da invasão do Iraque, que foi baseada em informações infundadas sobre a existência de armas de destruição em massa do então presidente iraquiano, Saddam Hussein.

A substituição ocorre nove dias depois da demissão do secretário de Estado, Rex Tillerson. Desde então, surgiram rumores sobre uma possível saída de McMaster e do chefe de gabinete, John Kelly. A Casa Branca, porém, vinha negando que haveria mais mudanças no gabinete presidencial.

Embora o presidente americano não tenha se referido às razões da saída de McMaster, o jornal americano The New York Times afirmou, citando fontes da Casa Branca, que o militar apresentou sua renúncia, que vai se tornar efetiva nas próximas semanas.

Funcionários do alto escalão da Casa Branca que pediram anonimato indicaram que a saída de McMaster se deu por um acordo mútuo entre o general e o presidente.

"Depois de 34 anos de serviço à nossa nação, solicito a aposentadoria do Exército dos EUA efetiva neste verão, depois da qual deixarei o serviço público. Ao longo da minha carreira, foi o meu maior privilégio servir junto a militares extraordinários e civis dedicados", disse McMaster em comunicado divulgado pela Casa Branca.

O assessor agradeceu a Trump pela oportunidade de ter trabalhado em seu governo e "a amizade e o apoio" dos membros do Conselho de Segurança Nacional, com os quais compartilhou sua tarefa.

McMaster assumiu o cargo em fevereiro do ano passado, após o afastamento de Michael Flynn em decorrência de ter mentido ao vice-presidente Mike Pence sobre seus encontros com representantes russos antes da posse de Trump. Flynn ficou apenas 25 dias no governo.

CN/rtr/efe/afp

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade