PUBLICIDADE

Trump recua da suspensão de vistos de estudantes estrangeiros

14 jul 2020 - 19h42
(atualizado em 15/7/2020 às 04h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Presidente queria que estrangeiros matriculados em universidades americanas que estão oferecendo apenas cursos online por causa da pandemia deixassem os EUA. Instituições de ensino e estados contestaram medida.O governo dos Estados Unidos concordou nesta terça-feira (14/07) em cancelar a suspensão de vistos para estudantes estrangeiros matriculados em universidades americanas que estão se limitando a oferecer aulas online por causa da pandemia.

Foto: DW / Deutsche Welle

A decisão ocorre após uma ação judicial de 17 estados, do distrito de Columbia e de várias instituições de ensino superior contra a medida original, assinada pelo presidente Donald Trump em 6 de julho.

Em uma audiência em Boston, no estado de Massachusetts, onde a ação judicial apresentada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) seria discutida, a juíza federal Allison Burroughs emitiu parecer favorável ao acordo entre o governo federal e instituições acadêmicas.

A audiência tinha sido marcada para durar 90 minutos, na expectativa de uma defesa acalorada das posições de ambos os lados, mas em menos de dois minutos o governo concordou em recuar da medida.

A resolução do caso significa que a Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) voltará às diretrizes de março, que permitem aos estudantes estrangeiros permanecerem no país mesmo que sua universidade opte por ministrar as disciplinas exclusivamente online durante a pandemia da covid-19.

Pela regra de Trump, os estudantes matriculados em instituições com aulas 100% online teriam que deixar o país ou pedir transferência para escolas ou universidades com ensino presencial. A medida foi amplamente criticada pelo meio acadêmico e por vários governos estaduais.

A resolução da disputa também substitui as ações judiciais interpostas pelo Estado de Nova York, universidades do Oeste do país, a Universidade Johns Hopkins, de Baltimore, e a coalizão de estados liderada pela Procuradora-Geral de Massachusetts, Maura Healey.

Também ficou sem causa a moção apresentada mais cedo pelo procurador-geral da Califórnia, Xavier Becerra, pedindo a intervenção do tribunal para bloquear a aplicação da suspensão do visto até que houvesse uma decisão judicial.

A Califórnia, o estado com o maior sistema educacional do país, com 180 mil estudantes internacionais a cada ano, seria um dos mais afetados pela iniciativa de Trump.

Muitas universidades planejam oferecer uma combinação de aulas online e presenciais para proteger a saúde dos professores, estudantes e comunidades vizinhas durante a pandemia, de acordo com o jornal The New York Times.

JPS/efe/ots

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade