PUBLICIDADE

Trump ordena expulsão de 60 russos após ataque com agente nervoso no Reino Unido

26 mar 2018 - 12h02
(atualizado às 15h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou nesta segunda-feira a expulsão de 60 russos dos Estados Unidos e o fechamento do consulado da Rússia em Seattle devido a um ataque com uso de agente nervoso no início deste mês no Reino Unido, disseram autoridades graduadas dos EUA.

Bandeira russa no consulado-geral da Rússia em Nova York 26/03/2018 REUTERS/Mike Segar
Bandeira russa no consulado-geral da Rússia em Nova York 26/03/2018 REUTERS/Mike Segar
Foto: Reuters

Essa foi a ação mais dura tomada por Trump contra a Rússia, depois do que uma das autoridades descreveu como uma "tentativa imprudente" do governo de Moscou de atacar o ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha Yulia com um agente nervoso de nível militar em uma cidade inglesa.

Os dois foram encontrados inconscientes em um banco na cidade inglesa de Salisbury e continuam hospitalizados em estado grave.

"Ao governo russo nós dizemos: quando você ataca nossos amigos, você enfrentará sérias consequências", disse a repórteres um autoridade graduada do governo dos EUA, sob condição de anonimato.

Moscou tem negado responsabilidade pelo ataque e retaliou a decisão do Reino Unido de expulsar 23 diplomatas russos, ordenando a expulsão do mesmo número de britânicos.

O ataque foi a primeira ofensiva de que se tem conhecimento com uso de toxina nervosa na Europa desde a Segunda Guerra Mundial e Estados-membros do bloco concordaram na sexta-feira em tomar medidas adicionais contra a Rússia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade