PUBLICIDADE

Trump diz não ter "nada a esconder" de procurador especial Mueller

19 ago 2018 - 13h45
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo que não tem "nada a esconder" do procurador especial que investiga interferência russa na eleição norte-americana de 2016 e negou que seu principal advogado tenha se voltado contra ele ao cooperar com a investigação.

Trump, em uma série de publicações no Twitter, denunciou o New York Times por uma reportagem publicada no sábado dizendo que o conselheiro da Casa Branca, Don McGahn, cooperou extensivamente com o procurador especial, Robert Mueller.

O Times relatou que McGahn havia compartilhado relatos detalhados sobre os episódios no centro do inquérito sobre se o presidente Donald Trump obstruiu justiça.

"Eu permiti que ele e todos os outros testemunhassem - eu não precisava", disse Trump em tuíte. Trump disse que o jornal fez parecer que McGahn havia se voltado contra o presidente --como o conselheiro da Casa Branca John Dean fez na investigação Watergate sobre o ex-presidente Richard Nixon-- "quando na verdade é exatamente o oposto".

Citando uma dúzia de atuais e ex-autoridades da Casa Branca e outras pessoas com informações sobre o assunto, o Times relatou no sábado que McGahn havia compartilhado informações e que algumas delas os investigadores não tinham conhecimento.

Na noite de sábado, o advogado de McGahn confirmou que o conselheiro da Casa Branca havia cooperado com a equipe de Mueller. "O Sr. McGahn respondeu às perguntas da equipe do procurador especial de forma generosa e honesta", disse William Burck, explicando que o presidente não pediu para McGahn se abster de discutir quaisquer assuntos.

De acordo com o New York Times, McGahn descreveu, em ao menos três entrevistas voluntárias com investigadores que totalizaram 30 horas durante os últimos nove meses, a fúria de Trump em relação à investigação envolvendo a Rússia e as formas que o presidente pediu para McGahn reagir a ela.

Trump nega que sua campanha tenha conspirado com a Rússia e tem repetidamente atacado a investigação como ilegítima.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade