PUBLICIDADE

Trump cancela reunião com Putin no G20

29 nov 2018 - 20h00
Compartilhar
Exibir comentários

Cancelamento é resposta dos Estados Unidos à atual crise na Ucrânia. Rússia mantém sob seu poder embarcações militares ucranianas no Mar Negro. EUA pedem a libertação dos navios.Em resposta à apreensão de navios ucranianos pelo Kremlin no Mar Negro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou nesta quinta-feira (29/11) uma reunião com seu homólogo russo, Vladimir Putin, na cúpula do G20 na Argentina, prevista para este fim de semana.

Trump cancelou reunião pelo Twitter
Trump cancelou reunião pelo Twitter
Foto: DW / Deutsche Welle

"Dado o fato de que os navios e os marinheiros não foram devolvidos à Ucrânia pela Rússia, decidi que o melhor para todas as partes é cancelar a reunião prevista na Argentina com o presidente Vladimir Putin", anunciou Trump em sua conta no Twitter. "Aguardo ansioso por um encontro significativo assim que essa situação se resolver", acrescentou.

O anúncio, feito a bordo do avião presidencial americano, contradiz o que o próprio Trump havia dito pouco antes de embarcar. Ainda na Casa Branca, o líder republicano respondeu a jornalistas que "provavelmente" se encontraria com Putin durante o G20.

Aos jornalistas, o presidente americano disse também que era um "momento muito bom" para ver Putin, mas alertou que discutiria com assessores as tensões entre russos e ucranianos durante a viagem à Argentina antes de tomar uma decisão.

Segundo a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, Trump tomou a decisão de cancelar o encontro após conversar com o secretário americano de Estado, Mike Pompeo, o chefe de gabinete, John Kelly, e o assessor de Segurança Nacional, John Bolton.

Esta é a segunda reunião prevista entre os governantes cancelada nas últimas semanas. No início de novembro, em Paris, também foi desmarcado o encontro a pedido do governo francês, que não queria que ofuscar o aniversário do fim da Primeira Guerra Mundial.

O cancelamento da reunião parece ter pegado Moscou de surpresa. A Rússia anunciou na quarta-feira o encontro entre os presidentes em Buenos Aires, para discutir temas como a luta contra o terrorismo e o desarmamento nuclear. A Casa Branca havia antecipado a conversa entre os dois na terça-feira, quando divulgou a agenda de reuniões bilaterais de Trump durante a cúpula do G20.

O governo russo informou que ainda não tem uma confirmação oficial sobre o cancelamento da reunião. "Voamos à Argentina. Por enquanto, só vimos o tweet e a imprensa. Não temos informação oficial", disse o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov.

O porta-voz acrescentou que, caso a notícia seja confirmada, "o presidente terá duas horas adicionais no programa para fazer reuniões úteis nas margens da cúpula" do G20.

No último domingo, navios de guerra russo interceptaram e apreenderam três embarcações ucranianas perto do Estreito de Kerch, que liga o Mar Negro ao Mar de Azov. O Kremlin acusa os barcos do país vizinho de invadir águas territoriais russas perto da Crimeia. A Ucrânia alega que o ataque aconteceu em águas neutras e quando suas embarcações já navegavam de volta para o porto de Odessa.

A Rússia anexou a península da Crimeia em 2014. A tensão no Mar de Azov aumentou desde que Moscou construiu em maio a ponte que liga a península com o território russo, o que fez aumentar as inspeções dos navios ucranianos, algo que Kiev considera um bloqueio de seus portos na região.

As relações entre Washington e Moscou se deterioraram após o governo de Barack Obama ter imposto sanções contra a Rússia, em 2014, devido à anexação da Crimeia.

CN/efe/lusa/rtr/ap

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade