PUBLICIDADE

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta nos arredores de Berlim

20 fev 2020 - 22h12
Compartilhar
Exibir comentários

Em derrota para grupos ambientalistas, empresa americana recebe aval da Justiça alemã para seguir limpando área de 92 hectares para sua "gigafábrica". Liminar havia interrompido corte de árvores no fim de semana.O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo, na Alemanha, autorizou nesta quinta-feira (20/02) a fabricante americana de carros elétricos Tesla a continuar derrubando uma floresta nos arredores de Berlim para a construção de sua primeira fábrica na Europa.

Tesla planeja construir sua quarta "gigafábrica" na Alemanha – atualmente, já existem duas nos EUA e uma na China
Tesla planeja construir sua quarta "gigafábrica" na Alemanha – atualmente, já existem duas nos EUA e uma na China
Foto: DW / Deutsche Welle

No fim de semana, a mesma corte havia emitido uma liminar determinando que a empresa suspendesse o corte de árvores enquanto analisava recursos apresentados por grupos ambientalistas, entre eles a associação de proteção ambiental Grüne Liga Brandenburg.

Em comunicado nesta quinta-feira, o tribunal afirmou que rejeitou todos os pedidos de urgência contra a derrubada da floresta e que essa decisão é final.

Em seus protestos, ativistas ambientais alemães argumentaram que a "gigafábrica" da Tesla em Grünheide, no estado de Brandemburgo, planejada para produzir baterias e carros elétricos, afetará a vida selvagem local, bem como o fornecimento de água.

Elon Musk, fundador e CEO da Tesla, rebateu afirmando que a fábrica na Alemanha usará muito menos água num dia típico do que os ambientalistas alegam. Ele acrescentou que a floresta que está sendo desmatada "não é uma floresta natural, mas foi plantada para fabricação de papelão, e apenas uma pequena parte será usada" para a construção da Tesla.

Na semana passada, o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha autorizou a empresa a iniciar a derrubada da floresta para preparar o terreno para sua "gigafábrica", mas "por sua conta e risco", já que a empresa ainda não recebeu a licença final para a construção do prédio.

Segundo o ministério alemão, reclamações contra a nova fábrica ainda podem ser feitas até 5 de março e, depois disso, a permissão para a construção será analisada.

A companhia americana planeja derrubar 92 hectares de floresta para sua "gigafábrica", que deve ser inaugurada em 2021. O plano inicial de Musk é produzir ali 150 mil veículos elétricos por ano, podendo chegar a 500 mil veículos. Estima-se que até 12 mil funcionários sejam contratados.

A Tesla anunciou em novembro passado que construiria sua quarta "gigafábrica" nos arredores de Berlim - atualmente, já existem duas nos Estados Unidos e uma na China -, o que dividiu a opinião de moradores.

Uma área de 300 hectares em Grünheide, numa região conhecida por suas vastas florestas e numerosos lagos e rios, foi vendida à empresa pelo estado de Brandemburgo por 41 milhões de euros (190 milhões de reais).

A liminar que suspendeu a derrubada de floresta no fim de semana dividiu opiniões. Até mesmo membros de legendas ambientalistas chegaram a criticar a tentativa de associações de interromper a construção da fábrica da Tesla.

Em entrevista ao jornal Berliner Zeitung, a política do Partido Verde Ramona Pop disse que "nem sempre você tem que se opor a tudo". "É um absurdo declarar uma plantação de pinheiros como uma floresta. Precisamos manter alguma perspectiva. O futuro investimento da Tesla precisa ser permitido rapidamente a favor de uma mobilidade limpa e da proteção do clima."

O ministro da Economia alemão, Peter Altmaier, disse recentemente que a "gigafábrica" em Berlim era um dos mais importantes empreendimentos industriais do estado em muito tempo, além de ser muito importante para o sucesso da transição energética.

EK/dw/rtr/afp

_____________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade