'Trancaram a gente, parecia filme': mulher é resgatada após inalar fumaça em incêndio de shopping
Uma funcionária do Shopping 25, no Brás, em São Paulo, relatou momentos de desespero nesta quarta-feira (30), enquanto tentava escapar da fumaça que tomou o prédio durante o incêndio. Segundo seu relato à reportagem da TV Globo, ao tentar sair por uma rampa de acesso ao shopping vizinho, Stunt, ela encontrou as saídas trancadas.
"Lá tem três saídas: no andar de cima, onde eu trabalho, e aí eu fui tentar ir pela escada, só que já tava muito preto, não tava conseguindo mais chegar até a escada. Tava tudo muito escuro. Fui tentar ir pela rampa que dá acesso ao Shopping Stunt e eles trancaram lá. Aí fui tentar ir pela outra, eles trancaram também. Então, eles literalmente trancaram a gente com a fumaça lá dentro", relatou.
Descrevendo o cenário como "cena de filme", a funcionária contou que chegou ao local por volta das 6h, mas que às 7h gritos de "fogo" ecoaram entre os funcionários, que tentavam fechar suas lojas. "Do lado da minha loja tem como se fosse um ralo e começou a sair muito fumaça por lá. A gente foi tentando fechar a loja e quando fui ver já tinha muita fumaça. Tava tudo muito preto", lembrou. Ao finalmente sair, ela desmaiou na calçada e foi socorrida por um casal que a levou ao Hospital do Tatuapé, onde permanece em observação.
Ver essa foto no Instagram
Bombeiros controlam incêndio de grandes proporções
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio no Shopping 25 começou às 6h40 e foi controlado após seis horas. Mais de 200 lojas foram atingidas, e o teto desabou parcialmente. A Defesa Civil confirmou não haver risco de colapso total da estrutura. Três pessoas foram socorridas com sintomas de inalação de fumaça e levadas ao Hospital do Tatuapé.
A Sabesp afirmou que o sistema de hidrantes estava em boas condições e forneceu água adequadamente durante o combate ao fogo. A Enel cortou o fornecimento de energia por segurança, apesar de lojistas relatarem falta de energia na noite anterior. A origem do incêndio está sob investigação. Segundo o capitão Maycon Cristo, do Corpo de Bombeiros, o shopping abriga uma grande quantidade de material inflamável, e o principal objetivo foi evitar que o fogo se espalhasse para outros prédios próximos.