PUBLICIDADE

Terremoto mata centenas na fronteira entre Irã e Iraque

13 nov 2017 - 07h47
(atualizado às 15h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Tremor de magnitude 7,3 abala cidades nos dois países do Oriente Médio, sendo sentido também nas capitais Teerã e Bagdá. Autoridades confirmam mais de 400 mortos e milhares de feridos.Um terremoto de magnitude 7,3 na escala Richter abalou no domingo (12/11) a região norte da fronteira entre o Irã e o Iraque, deixando mais de 400 mortos nos dois países do Oriente Médio, além de mais de 7.500 pessoas feridas.

A maior parte das vítimas foi do lado iraniano. A emissora estatal divulgou o número de 407 pessoas mortas e mais de 7.100 feridos somente no Irã.

A área é uma região rural, montanhosa, onde os residentes dependem basicamente da agricultura para sobreviver. O tremor matou ao menos sete pessoas no Iraque e feriu 535 - todas na região curda semiautônoma do norte do país, segundo o Ministério do Interior do Iraque.

O terremoto teve seu epicentro a 31 quilômetros da cidade de Halabja, no leste do Iraque, de acordo com medições do serviço geológico americano.

O tremor eclodiu a uma profundidade de 23,2 quilômetros e chegou a ser sentido na costa do Mar Mediterrâneo, na Turquia e em Israel.

O maior dano aparentemente ocorreu na província de Kermanshah, no oeste iraniano, localizada nas montanhas de Zagros, que separam o Irã e o Iraque.

Redes sociais e agências de notícias iranianas mostraram imagens e vídeos de pessoas fugindo de suas casas no meio da noite. Mais de 100 réplicas foram sentidas. Serviços de resgate dizem que o número de vítimas deve subir.

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, ofereceu suas condolências na manhã desta segunda-feira (13/11) e pediu aos socorristas e às agências governamentais que façam todo o possível para ajudar os afetados. A agência semioficial de notícias Ilna reportou que ao menos 14 províncias no Irã foram afetadas pelo terremoto.

No Iraque, o tremor sacudiu edifícios e casas de Irbil até Bagdá, onde pessoas fugiram para as ruas. Residentes da capital relataram pânico e correria.

"Eu estava jantando na mesa com meus filhos quando, de repente, senti o prédio dançar no ar", contou Majida Ameer, que então correu para fora do edifício com as crianças. "Primeiro pensei que era uma bomba. Mas então ouvi pessoas ao meu redor gritando 'terremoto!'."

A cidade iraquiana de Halabja, a mais próxima do epicentro, é conhecida pelo ataque químico de 1988, no qual o regime de Saddam Hussein matou cerca de cinco mil pessoas com gás mostarda - o ataque de armas químicas mais mortal já realizado contra civis.

O Irã está localizado sobre falhas geológicas e é propenso a terremotos. Em 2003, um sismo de magnitude 6,6 destruiu a cidade histórica de Bam, matando aproximadamente 26 mil pessoas. O último grande terremoto ocorrido no Irã atingiu a província do Azerbaijão Oriental, em agosto de 2012, causando a morte de mais de 300 pessoas.

PV/ap/dpa/rtr/afp/efe

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade