PUBLICIDADE

YouTube libera download de vídeos pelo navegador temporariamente

Alguns usuários Premium do YouTube podem experimentar um novo recurso que permite o download de vídeos no navegador; função permanecerá disponível até 19 de outubro

22 set 2021 20h32
ver comentários
Publicidade

O YouTube está testando um novo recurso que permite aos assinantes Premium da plataforma baixar vídeos no desktop, possibilitando sua reprodução offline. Trata-se ainda de um projeto experimental, mas a nova funcionalidade parece estar disponível amplamente em vários países até o dia 19 de outubro.

YouTube
YouTube
Foto: Alexander Shatov / Unsplash / Tecnoblog

Aqui no Brasil, já é possível identificar a novidade na página do YouTube Labs. Segundo as orientações, basta clicar no botão "Download" durante a exibição de um vídeo na plataforma, ou encontrar a opção ao selecionar o menu de três pontos que surge ao passar o mouse em cima de algum conteúdo.

YouTube libera experimentalmente download de vídeos para usuários Premium até 19 de outubro
YouTube libera experimentalmente download de vídeos para usuários Premium até 19 de outubro
Foto: Reprodução/ YouTube Labs / Tecnoblog

Recurso está disponível apenas para Chrome, Edge e Opera

No entanto, YouTube também avisa que a função "está disponível apenas para computadores com as versões mais recentes dos navegadores Chrome, Edge ou Opera". Além disso, você deve ser assinante Premium para conseguir acessar o novo recurso.

Os vídeos baixados podem então ser reproduzidos em uma nova área de downloads, acessível no painel de navegação lateral. O recurso deve funcionar tanto no Windows como no MacOS desde que se use os navegadores especificados acima.

Função aparece na barra lateral
Função aparece na barra lateral
Foto: Reprodução/ The Verge / Tecnoblog

No menu de configurações, você pode escolher fazer o download em várias qualidades, até 1080p. No mesmo local, também é possível excluir todos os downloads locais do cache do navegador com um único clique.

Porém, há um prazo para experimentar a nova ferramenta, que será suspensa no dia 19 de outubro. Após essa data, ainda é incerto dizer se a função será implementada rapidamente ou se o YouTube fará mais testes ou modificações.

Com informações: The Verge

YouTube libera download de vídeos pelo navegador temporariamente

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade