PUBLICIDADE

Windows 11: primeira atualização piora desempenho de PCs com AMD Ryzen

Microsoft lança primeira atualização para Windows 11, mas não corrige bug que afeta desempenho de PCs com processadores AMD Ryzen; solução deve chegar ainda este mês

13 out 2021 13h05
ver comentários
Publicidade

A Microsoft liberou na terça-feira (12) a primeira atualização para computadores que já rodam o novo Windows 11. No entanto, o pacote ainda não corrige o problema de desempenho em PCs com chips AMD Ryzen — na verdade, o update parece piorar a situação.

PCs rodando Windows 11
PCs rodando Windows 11
Foto: Divulgação / Microsoft / Tecnoblog

Como reportou o TechPowerUp, a latência do cache L3 está ainda maior após a atualização. Na semana passada, a AMD confirmou que a nova versão do sistema estava causando um delay de aproximadamente 3x — com maior impacto para usuários que executam jogos populares de esports, chegando a uma queda de 15%. Agora, as latências passaram de 17 ns para até 31,9 ns.

A empresa também afirmou que outro problema relacionado ao Windows 11 atinge o mecanismo de núcleo preferencial, impactando diversos jogos e outros aplicativos mais exigentes, mas identificação mais provável em CPUs com mais de 8 núcleos e TDP maior que 65 W.

Correções devem chegar na próxima semana

Segundo a AMD, os patches para ambos os problemas descritos acima chegam ainda em outubro ao Windows 11. A correção para o bug que afeta o mecanismo de núcleo preferencial está marcada para o dia 21 de outubro, enquanto a solução para a latência do cache L3 deve chegar antes, no dia 19, por meio do Windows Update.

A primeira atualização para o Windows 11 (Patch Tuesday de outubro) trouxe correções de segurança, além de soluções para problemas de compatibilidade com o software de otimização de rede da Intel e da Dell.

A Microsoft também liberou a atualização KB5006670 para Windows 10 com um aviso sobre o fim do suporte da versão 2004 em 14 de dezembro de 2021.

Com informações: The Verge e Windows Central

Windows 11: primeira atualização piora desempenho de PCs com AMD Ryzen

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade