PUBLICIDADE

WhatsApp pode permitir encaminhamento para só cinco contatos

Atualmente, usuários de todo o mundo podem encaminhar no máximo 20 mensagens ao seus contatos, com exceção da Índia

18 dez 2018 - 11h20
(atualizado às 12h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O WhatsApp está testando limitar em todos os países o encaminhamento de mensagens no aplicativo para no máximo cinco pessoas, segundo o site WABetaInfo. Hoje, somente a Índia tem a regra mais rígida de cinco encaminhamentos - os usuários de todos os outros países podem encaminhar 20 mensagens ao seus contatos. A medida deve ser mais um esforço da empresa para combater notícias falsas dentro da plataforma.

Foi em julho deste ano que o WhatsApp impôs o limite de encaminhamento de 20 vezes para a maioria dos países, e de cinco no caso da Índia. Antes disso, o limite era de 250 mensagens, aproximadamente. O limite na Índia foi menor devido aos casos de linchamentos no país motivados pela disseminação de boatos.

Logo do WhatsApp em impressão 3D em foto ilustrativa
Logo do WhatsApp em impressão 3D em foto ilustrativa
Foto: Dado Ruvic / Reuters

Esforço

Este ano o WhatsApp lançou algumas medidas para combater notícias falsas no aplicativo. Em julho, a empresa anunciou bolsas de estudo para pesquisas sobre circulação de boatos dentro do aplicativo.

O WhatsApp também passou a sinalizar quais das mensagens recebidas foram encaminhadas ao usuário - a identificação fica no topo da mensagem, com o escrito "encaminhada". O objetivo é diferenciar as mensagens encaminhadas, que podem ser uma corrente viral ou até mesmo notícias falsas, das que são escritas pelo contato com que o usuário está conversando.

Veja também

Top Político: Moro anuncia Maria Hilda Marsiaj p/ Secretaria Nacional de Justiça:
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade