PUBLICIDADE

WhatsApp Beta começa a liberar backups na nuvem com senha

O backup de todo chat passa a ser criptografado e ele inclui não somente o texto, mas também fotos e vídeos compartilhados

16 jul 2021 16h46
ver comentários
Publicidade

O WhatsApp começou a liberar uma nova função para o mensageiro, permitindo que seus usuários protejam o backup com as conversas na nuvem. A novidade chega aos poucos e está limitada apenas para pessoas com a versão beta do app, aparecendo pouco tempo depois da mesma empresa colocar em prática os testes para acessar o serviço em múltiplos dispositivos ao mesmo tempo.

WhatsApp no Android
WhatsApp no Android
Foto: André Fogaça/Tecnoblog / Tecnoblog

Não é de hoje que o WhatsApp permite o backup de toda conversa registrada no aparelho do usuário, levando essas informações para a nuvem seja no Android pelo Google Drive, ou então dentro do iPhone com o iCloud. Por mais prática que seja, essa função ainda não conta com criptografia para proteger o conteúdo armazenado nos servidores, longe do celular ou tablet onde o app roda.

A partir de agora, ao menos na versão 2.21.15.5 do WhatsApp Beta para Android, o usuário poderá inserir uma senha dentro do backup e assim impedir o acesso de qualquer pessoa ao conteúdo armazenado na nuvem. Para proteger ainda mais a privacidade, este arquivo passa a ser criptografado.

A criptografia com senha pode ser inserida em todo o conteúdo do backup, que inclui não somente as conversas em texto, mas também arquivos de mídia compartilhados como fotos e vídeos. O código criado pelo usuário não é o mesmo utilizado para autenticação em duas etapas, quando uma combinação numérica é exigida ao abrir o app de tempos em tempos.

Backup com senha no WhatsApp
Backup com senha no WhatsApp
Foto: reprodução/WABetaInfo / Tecnoblog

WhatsApp não recupera backup sem a senha

Para garantir a segurança, o usuário do WhatsApp deve escolher uma senha com números e letras de "a" até "f", que precisam ser minúsculas. É importante lembrar deste código ou anotar em um local seguro, pois o próprio mensageiro deixa claro que uma vez perdido, nada pode fazer para o usuário recuperar todo o conteúdo criptografado.

No momento da criação deste código, o usuário também pode pedir para o WhatsApp gerar uma chave com 64 dígitos e que serve para recuperar o backup em casos de senha esquecida. Se ambos foram perdidos, nada pode ser feito para restaurar o arquivo.

Com informações: WABetaInfo.

WhatsApp Beta começa a liberar backups na nuvem com senha

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade