PUBLICIDADE

WhatsApp: aprenda a usar um dos apps mais populares do mundo

O Terra preparou um passo a passo que ensina a instalar e usar o aplicativo que já tem cerca de 700 milhões de usuários no mundo

17 mar 2015 - 08h22
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Com o aplicativo é possível mandar mensagens, fotos, vídeos e mensagens de voz</p>
Com o aplicativo é possível mandar mensagens, fotos, vídeos e mensagens de voz
Foto: Getty Images

Em pouco tempo de existência, o WhatsApp entrou no dia a dia de muita gente. Segundo números da empresa, atualmente, cerca de 700 milhões de pessoas pelo mundo usam a ferramenta para enviar 30 bilhões de mensagens diariamente.

A facilidade de comunicação e a economia nos créditos e nas contas de telefone são alguns dos atrativos do "Uóts" ou "ZapZap", como muitos usuários chamam o aplicativo que possibilita o envio de mensagens em tempo real a partir de uma conexão à internet. Quer ser mais um entre os milhões e não sabe bem o que fazer para usar o app? O Terra te ajuda. 

O que é o WhatsApp?

O WhatsApp é um aplicativo para smartphones que permite ao usuário mandar mensagens para outros usuários do aplicativo como se faz com os SMS, ou torpedos. A diferença é que, no WhatsApp, não se paga por mensagem enviada e tudo ocorre em tempo real.

Mas não são só mensagens de texto que podem ser enviadas pelo Uóts. O usuário pode mandar vídeos, fotos e até trechos de áudio. É possível também criar grupos de conversa com outros usuários da ferramenta.

Como usar?

O primeiro passo é fazer o download do aplicativo no seu aparelho celular. Para baixar é necessário buscar o Whatsapp em uma ferramenta de aplicativos. (exemplos: App Store e Google Play). Neles é possível baixar aplicativos no seu celular. Outra forma, é entrar no site do WhatsApp. Assim que você acessar o site do aplicativo, aparece: baixe agora, os modelos do celulares e sistemas. É preciso selecionar a marca do seu aparelho e seguir o passo a passo para baixar. É necessário está conectado para fazer o download.

Entretanto, nem todos os aparelhos celulares são possíveis fazer download do ZapZap. A plataforma só está disponível para os modelos de iPhone, BlackBerry, Nokia e Nokia Symbian. Também para os aparelhos que têm sistema Android e Windows Phone.

Após baixar o programa, é preciso informar seu DDD e número de telefone, por exemplo, (XX) 99999-9999. Pronto! É só começar a usar aplicativo. O WhatsApp já mostra os seus contatos que também fazem parte da rede social.

WhatsApp no computador e tablet?

Em janeiro deste ano, o WhatsApp criou o aplicativo para ser visto na web. Ele possui as mesmas funções do WhatsApp no celular e não é uma outra conta.Tudo o que estiver no seu smartphone é visto no computador. Este ZapZap só funciona quando seu celular estiver ao lado do computador e conectado. Para isso é preciso sincronizar os aparelhos

Para tal, no primeiro acesso é atualizar o app no celular. Para isso é preciso entrar na loja de aplicativos do gadget (Windows Phone Store, Google Play, Blackberry World ou download direto pelo site no caso do Nokia Symbian). Depois, no seu computador é preciso navegar no site do WhatsApp para scanear com o smartphone um código QR. Veja aqui como sincronizar os aparelhos. 

É uma opção para quem usa tablet, smartphone e computador tudo junto e deseja ter mais opções sincronizadas e reunidas em um único lugar. Veja aqui como usar essa função. 

Já para o tablet é preciso colocar o chip no tablet que você usa com seus contatos para poder usar o WhatsApp.

Como enviar mensagens?

Para mandar mensagens para um de seus contatos é um processo rápido e simples.

Passo 1

Assim que selecionar o WhatsApp no seu menu do celular, vai abrir uma janela com vários contatos com as respectivas fotos (às vezes somente com o nome).

Passo 2

Selecionar com qual deles você quer conversar.

Passo 3

Clique no contato para que uma janela com um campo para escrever a mensagem seja aberta.

Passo 4

Após abrir essa janela, no canto superior direito, aparecerá o nome ou a foto e o nome da pessoa para quem quer mandar mensagens. Aí, é só digitar a mensagem no campo destinado para isso.

Passo 5

Por fim, clique em enviar, em ícone verde do lado direto da tela, na mesma linha que a janela onde o texto foi escrito. 

E para incluir contatos novos?

Para adicionar uma pessoa no aplicativo, é necessário colocar o número dela na agenda do celular. Depois, tem que abrir o WhatsApp e buscá-la na lista de contatos do aplicativo.

Para os números internacionais, é preciso incluir o número. Antes do código do país, é necessário colocar o sinal de mais (+). Por exemplo, um número dos Estados Unidos deve ser adicionado aos seus contatos assim:

+14081234567

(1) é o código do país

408 significa o código de área dos EUA

1234567 é um número do celular

Quer enviar fotos e vídeos também?

O caminho para enviar fotos e vídeos vai variar um pouco de acordo com o modelo do aparelho. Veja o passo a passo para os aparelhos e sistemas disponíveis:

Passo 1

Ao lado da caixa de texto terá uma seta (Iphone);  esse botão (Black Berry); ícone de um clip (Nokia e sistema Android) e clipe de papel que fica no botão dos demais ícones (sistema Windows Phone).

Passo 2

Assim que selecionar, vai aparecer um pequeno menu;

Passo 3

Desta vez, é preciso selecionar a opção que deseja (foto ou vídeo);

Passo 4

Após este passo, será necessário selecionar "Biblioteca de fotos (vídeo)", em alguns modelos de aparelho, selecionar foto ou vídeo e enviar. Também é possível copiar da sua galeria e colcar direto na caixa de texto, depois é só enviar. 

Para enviar uma foto ou fazer um vídeo direto do seu WhatsApp, em tempo real, é só clicar na imagem de câmera, geralmente dependendo do modelo do seu celular, fica ao lado da caixa de texto.

O WhatsApp só permite o envio de dez fotos ao mesmo tempo. Com o vídeo só é possível mandar um por vez. O ZapZap tem o limite de 16 megabytes (MB) para cada vídeo que você queira enviar.

E para áudio?

Com a mensagem de voz também não é diferente. Ao lado da caixa de texto, tem um ícone que representa um microfone. É preciso pressionar para gravar, enquanto fala, e soltar para enviar. O WhatsApp não detalha em seu site o limite de tempo para uma gravação de áudio. A assessoria  não respondeu se há um tempo limite.

Mas como saber se a pessoa viu ou ouviu a sua mensagem? 

No ano passado, o WhatsApp fez algumas modificações e, agora, é possível saber se o seu contato leu ou ouviu a sua mensagem. Isso acontece da seguinte forma:

Quando aparecem dois tiques em azul é porque a pessoa recebeu e leu a mensagem.

Quando aparece um tique em cinza quer dizer que sua mensagem foi enviada. Quando aparecem dois tiques em cinza é porque a mensagem foi recebida, mas seu contato não leu ainda. 

WhatsApp
WhatsApp
Foto: Agencia Reforma

É possível desabilitar as funções. Veja como:

É preciso ir em configurações;

Informações da conta;

Depois clicar em privacidade;

Na sequência, confirmação de leitura: é só clicar que já está desabilitada a função.

O WhatsApp também mostra o horário que o contato viu o aplicativo pela última vez. Essa função também é possível desabilitar.

É necessário ir em:

- Configurações

- Conta

- Privacidade

- Selecionar a opção visto por último

- Clicar em uma das opções: todos, meus contatos, ninguém. Esses itens mostram quem você quer que veja essa função. 

Os nomes de cada opção podem variar dependendo do celular, mas o caminho é semelhante em todos eles.

Quanto vale?

Além de todas as facilidades, o aplicativo é gratuito no primeiro ano. Para fazer download, não se paga nada. Depois de um ano, para continuar com o aplicativo, é preciso pagar US$ 0,99 anualmente. O próprio WhatsApp envia, para algumas contas, outra data limite, por exemplo, por mais um ano. Portanto, esse valor pode não ser cobrado, mas, essa norma estará no contrato com o qual concordou ao baixar o aplicativo.

É possível usar o WhatsApp em aparelhos diferentes?

Para quem quiser mudar o aparelho e continuar com o mesmo número, não precisa se preocupar, porque o aplicativo migra os dados de sua conta para o novo celular. Sua participação nos grupos e informações sobre serviços vão continuar. Entretanto, as mensagens não vão migrar.

Para quem mudou o número de telefone é preciso migrar os dados para o novo número. No site do aplicativo tem um ícone Mudar número de telefone. É indicado avisar aos seus amigos o novo número. 

Se a sua conta apenas for reativada em um novo aparelho após 45 dias, sua a anterior será apagada completamente.

Como excluir uma mensagem?

Você tem a opção de apagar toda a conversa ou excluir alguma frase, vídeo, foto, áudio.

Para apagar toda a conversa, depende do modelo do celular. Vamos usar o modelo do Iphone.

No menu, onde estão os seus contatos, há uma seta do lado direito. O primeiro passo é arrastar para a esquerda e depois clicar na opção apagar  e assim você exclui toda a conversa.

Já para apagar uma frase especifica, é necessário clicar na frase e selecionar a opção apagar.

Se arrependeu e quer recuperar mensagens excluídas?

O WhatsApp não tem nenhum processo para recuperar as mensagens apagadas. Porém, alguns sistemas de celulares têm programas para obtê-las novamente, como nos sisetmas Android e Windows Phone e nos aparelhos Iphone, BlackBerry, Nokia S60 e BlackBerry 10. Veja o que fazer com cada um dos sistemas no site do aplicativo. 

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade