PUBLICIDADE

Veículo espacial com pernas irá explorar a lua

10 out 2019 - 15h37
Compartilhar
Exibir comentários

Um veículo espacial que explorará a lua a pé em 2021 foi anunciado em Londres nesta quinta-feira.

Pavlo Tanasyuk, fundador e presidente-executivo da SpaceBit com seu robô espacial
10/10/2019
REUTERS/Stuart McDill
Pavlo Tanasyuk, fundador e presidente-executivo da SpaceBit com seu robô espacial 10/10/2019 REUTERS/Stuart McDill
Foto: Reuters

O novo conceito do veículo, com quatro pernas em vez de rodas, enviará dados de volta para uma nave-mãe, que os transmitirá de volta à Terra.

A startup britânica Spacebit assinou um contrato com a empresa de robótica espacial norte-americana Astrobotic para embarcar o veículo espacial em sua sonda lunar Peregrine, que levará 14 instrumentos da NASA para a lua.

Uma vez que a sonda alcance a superfície da lua, o veículo espacial sairá por baixo dela para a superfície e tentará explorar um tubo de lava.

"É muito importante explorar os tubos lunares para conhecer o ambiente que temos lá, para que potencialmente os humanos possam viver nesses tubos quando voltarem à lua", disse Pavlo Tanasyuk, fundador e presidente-executivo da SpaceBit à Reuters.

O veículo espacial é o menor veículo lunar já produzido e incorpora algumas peças prontas para uso que reduzem drasticamente o custo, de acordo com a SpaceBit.

"Acreditamos que, na exploração espacial, o importante é ter missões de baixo custo e este veículo espacial oferece potencial para missões de muito baixo custo. É muitas, muitas vezes mais barato do que qualquer concorrente no mercado", disse Tanasyuk.

A primeira missão verá apenas um veículo espacial explorar a superfície por apenas um dia, até que a noite solar caia e ele pare de operar. A Spacebit diz que o plano é que missões subsequentes implantem grupos de veículos espaciais conectados a naves-mãe que os protejam à noite e retransmitam os dados de volta à Terra.

"No futuro, vamos comercializar esse robô vendendo os dados que obtemos da superfície da lua ... dados muito valiosos para as futuras missões humanas na lua. E também estamos planejando potencialmente entrar em produção em massa desse veículo para que possamos explorar nosso sistema solar e executar missões de baixo custo para a lua e além", disse Tanasyuk.

A Spacebit planeja realizar um concurso para permitir que o público escolha o nome do novo veículo espacial - apesar de uma pesquisa recente para nomear um novo navio de pesquisa britânico tenha sido vencida por 'Boaty McBoatface'.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade