PUBLICIDADE

Usar Whatsapp como ferramenta de negócios pode ser um risco

WhatsApp & LGPD: conheça os riscos e as vantagens para as empresas ao usarem aplicativos de mensagens como ferramenta de negócios.

8 dez 2021 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários
Contatar fornecedores, trocar mensagens sobre trabalho e enviar documentos pelo aplicativo trouxe mais dinamismo para as empresas
Contatar fornecedores, trocar mensagens sobre trabalho e enviar documentos pelo aplicativo trouxe mais dinamismo para as empresas
Foto: Antonbe / Pixabay

Com mais de dois bilhões de usuários, o WhatsApp tornou-se uma ferramenta indispensável no dia a dia, inclusive na rotina das empresas que utilizam o aplicativo para ter uma comunicação dinâmica e efetiva. Segundo o estudo da consultoria Croma Insights, dos 1.400 participantes brasileiros, 60% usam o WhatsApp no trabalho para trocar informações, enviar documentos ou contatar fornecedores e clientes - número três vezes maior que o e-mail (20%).

Embora essa seja uma tendência consolidada, a utilização deste recurso como instrumento de trabalho exige muita atenção e cautela. Principalmente agora, com o início da vigência plena da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que prevê multa de até 2% do faturamento da empresa.

“Mesmo com a criptografia, o aplicativo não tem segurança com os backups, exportação de conversas e arquivos, por exemplo”, diz o CEO da SVX Corporate, Sylvio Sobreira. “Em outras palavras, qualquer pessoa que tiver acesso à ferramenta pode publicar ou copiar as informações confidenciais - mesmo de maneira acidental.”

“As companhias precisam urgentemente se adaptar às novas normativas, em especial aquelas que utilizam ferramentas como WhatsApp e Facebook. É preciso que elas tenham um mapeamento das informações privadas que possuem e criem formas seguras de armazenamentos e controle de quem acessa esses dados. Além disso, o recomendado é que as informações confidenciais, como dados bancários, número de documento, nome dos pais completos sejam deletados assim que visualizados. Na primeira impressão, pode até parecer que a LGPD é complexa, mas ela foi implementada para trazer benefícios e resguardar tanto os clientes quanto a empresa", diz o CEO da SVX Corporate.

O especialista ainda destaca que a Lei Geral de Proteção de Dados não restringe o envio de promoções, recomendações de produtos ou qualquer outro tipo de propaganda. "Contudo, é imprescindível solicitar previamente a permissão do cliente e deixá-lo ciente que algumas de suas informações pessoais, como hábitos de compra e gostos, serão utilizadas de maneira promocional pela companhia - respeitando todas as normas vigentes e sem trazer riscos ao cliente", explica Sylvio.

Considerando essa complexidade que envolve a LGPD e o uso de ferramentas como o WhatsApp, é importante que as empresas tenham suporte e orientação especializada.

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade