PUBLICIDADE

União Europeia abandona plano de imposto digital para trabalhar em reforma global

12 mar 2019 - 12h17
Compartilhar
Exibir comentários

Os governos da União Européia cancelaram nesta terça-feira um plano para introduzir um imposto digital para toda a UE, já que alguns países se opõem à proposta, disse a presidência romena da UE.

A medida deve ser bem recebida por gigantes digitais como Google e Facebook, que teriam caído sob o escopo do imposto previsto em 3 por cento.

No entanto, as empresas enfrentam impostos semelhantes que os Estados da UE, como França, Itália, Grã-Bretanha e Espanha, estão introduzindo em nível nacional.

Falando em uma sessão pública de uma reunião de ministros das Finanças da UE, Eugen Teodorovici, da Romênia, disse que não houve acordo sobre o imposto, apesar de meses de negociações, já que os países nórdicos do bloco e a Irlanda continuaram se opondo à reforma.

Ele disse que os ministros agora se concentrarão em tentar chegar a uma posição comum para uma revisão da taxação digital em nível global até 2020, confirmando uma matéria da Reuters na semana passada.

As reformas em questões tributárias têm se mostrado muito difíceis de alcançar devido aos interesses amplamente diferentes entre os principais Estados.

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), um grupo de nações, em sua maioria, ricas, está atualmente trabalhando em uma reforma global da tributação digital para reduzir as brechas que permitem que grandes empresas multinacionais reduzam enormemente suas contas fiscais.

A UE reabrirá o debate sobre possíveis medidas tributárias no bloco se a planejada reforma da OCDE for adiada, disse Teodorovici.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade