PUBLICIDADE

UE aprova padrões de conexão por wi-fi em veículos, em vitória para a Volkswagen

17 abr 2019 - 15h28
Compartilhar
Exibir comentários

O impulso da Comissão Europeia para um padrão baseado em wi-fi para carros e apoiado pela Volkswagen deu um grande passo nesta quarta-feira, após legisladores da União Europeia aprovarem o wi-fi em vez de tecnologia 5G, promovida pela BMW e pela Qualcomm.

Logotipo da Volkswagen durante feira automotiva em Nice, na França. 8/4/2019.  REUTERS/Eric Gaillard/File Photo
Logotipo da Volkswagen durante feira automotiva em Nice, na França. 8/4/2019. REUTERS/Eric Gaillard/File Photo
Foto: Reuters

O executivo da UE quer definir padrões de referência para carros conectados à internet, mercado que pode gerar bilhões de euros em receitas para montadoras, operadoras de telecomunicações e fabricantes de equipamentos.

A questão dividiu as indústrias de automóveis e de tecnologia e desencadeou um lobby feroz de ambos os lados, buscando uma fatia de um mercado potencialmente lucrativo para veículos conectados à internet.

Os adeptos do wi-fi incluem Renault, Toyota, NXP, Autotalks e Kapsch TrafficCom. A tecnologia conecta principalmente carros a outros carros.

Os apoiadores do 5G incluem grandes nomes como Daimler, Ford, PSA, Deutsche Telekom, Ericsson, Huawei, Intel, Qualcomm e Samsung.

O padrão de quinta geração, ou 5G, conecta-se tanto a carros quanto a dispositivos no ambiente ao redor, com uma ampla gama de aplicações em áreas como entretenimento, dados de tráfego e navegação geral.

A Comissão defendeu a sua posição sobre a tecnologia wi-fi, que já está disponível, ao contrário do 5G, e que ajudaria a aumentar a segurança rodoviária.

Críticos dizem que a exigência de que as novas tecnologias sejam modificadas para serem compatíveis com a tecnologia mais antiga é irrealista e colocaria um freio à inovação.

A indústria de telecomunicações, que está colocando suas esperanças em aplicações 5G para recuperar seus investimentos, foi igualmente crítica.

"A Europa não pode exigir apenas uma tecnologia para a condução conectada. Os Estados membros agora podem corrigir isso trazendo 4G e 5G de volta à cena: competitividade global e segurança estão em jogo", disse Lise Fuhr, diretora geral do grupo de lobbying de telecomunicações ETNO.

O último obstáculo para o plano é o Conselho Europeu, onde opositores precisariam ter maioria para derrubar a proposta. Ainda não há detalhes sobre quando o Conselho decidirá.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade