PUBLICIDADE

UE alerta sobre riscos de segurança em redes 5G

9 out 2019 - 13h31
(atualizado às 13h37)
Compartilhar
Exibir comentários

A União Europeia alertou nesta quarta-feira sobre o aumento de ataques cibernéticos por entidades apoiadas por Estados e grupos de fora da UE e afirmou que é crucial avaliar os riscos apresentados por fornecedores de equipamentos de telecomunicações que possuem participação significativa de mercado na região.

30/03/2019
REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
30/03/2019 REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
Foto: Reuters

Os comentários foram publicados em relatório preparado pelos Estados membros da UE sobre riscos à segurança cibernética para as redes de telecomunicação 5G. Embora o relatório não mencione nenhum país ou empresa, observadores citam frequentemente a China e o maior fornecedor de equipamentos de telecomunicações do mundo, a Huawei Technologies, como ameaças em potencial.

"Entre os vários atores em potencial, os países não pertencentes à UE ou apoiados por Estados são considerados os com maior probabilidade de atingirem as redes 5G", disseram a Comissão Europeia e a Finlândia, que atualmente ocupa a presidência rotativa da UE.

"Neste contexto de maior exposição a ataques facilitados por fornecedores, o perfil de risco de fornecedores individuais se tornará particularmente importante, incluindo a probabilidade de o fornecedor estar sujeito a interferências de um país não pertencente à UE", disseram eles.

O governo dos EUA quer que a Europa proíba os equipamentos da Huawei porque diz que podem ser usados por Pequim para espionagem, algo que a empresa com sede em Shenzen nega repetidamente.

A Huawei, que concorre com a finlandesa Nokia e a sueca Ericsson, disse estar pronta para trabalhar com seus parceiros europeus na segurança da rede 5G.

"É com satisfação que observamos que a UE cumpriu seu compromisso de adotar uma abordagem baseada em evidências, analisando minuciosamente os riscos, em vez de visar países ou atores específicos."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade