PUBLICIDADE

Uber planeja lançamento menor e mais cauteloso de serviço com carro autônomo

6 dez 2018 - 09h37
Compartilhar
Exibir comentários

A companhia de transporte urbano por aplicativo Uber está avaliando o retorno de serviços com carros autônomos, mas a empresa decidiu assumir uma postura muito mais cautelosa enquanto tenta se recuperar de um acidente fatal que causou a suspensão do programa.

REUTERS/Ginnette Riquelme
REUTERS/Ginnette Riquelme
Foto: Reuters

Depois que receber aprovação do governo do Estado norte-americano da Pensilvânia, o Uber planeja iniciar o serviço com "um punhado" de carros em um trajeto entre dois escritórios da empresa em Pittsburgh, onde a companhia lançou seus veículos autônomos em 2016, afirmou a porta-voz Sarah Abboud. Isso marcará o primeiro teste de carros sem motorista do Uber em vias públicas desde que a empresa suspendeu as operações quase nove meses atrás após um acidente que matou um pedestre no Arizona.

O lançamento em escala menor marca uma grande mudança em da empresa em relação à operação anterior com veículos sem motorista. A empresa anteriormente lançou a frota de carros autônomos em vias públicas em alta velocidade, à noite, em áreas lotadas de pedestres e com um único motorista de reserva no banco da frente.

Agora, os carros não vão operar à noite ou em dias chuvosos e não vão ultrapassar 40 quilômetros por hora, disse Abboud. Dois funcionários da empresa estarão nos bancos da frente e a companhia não tem planos de retomar viagens com passageiros nos carros autônomos, um serviço lançado pela empresa em 2016.

Abboud afirmou que o Uber está esperando aprovação do departamento de Transporte da Pensilvânia e que não iniciará os testes antes disso.

Em março, autoridades no Arizona suspenderam a licença do Uber para testar carros autônomos depois que um dos veículos atropelou uma mulher que atravessava uma rua durante a noite.

O Uber tem um acordo com a Volvo para comprar até 24 mil carros e recentemente a Toyota investiu 500 milhões de dólares para desenvolver veículos autônomos com o Uber.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade