A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) que vai fechar o delivery de restaurantes do Uber Eats no Brasil. O serviço de entrega de comida sofria com a forte concorrência do iFood no país, e ficará disponível apenas até o dia 7 de março de 2022. A empresa, no entanto, continuará realizando delivery em outras frentes — com o Cornershop by Uber, Uber Flash e Uber Direct.
O Uber Eats chegou ao Brasil em 2016, e de acordo com a companhia, atua em mais de 150 cidades, em todos os estados do país. Uma reportagem do Brazil Journal publicada nesta quinta revela que a empresa estaria desistindo do delivery de comida devido ao "monopólio" do iFood, que tem uma fatia de mercado maior do que 80%.
Uma fonte que não foi identificada disse ao veículo que o iFood criou "uma barreira de mercado brutal", o que tornou as operações de concorrentes "inviáveis".
Em novembro de 2020, a Rappi denunciou o iFood ao Cade por práticas anticompetitivas, e a Uber se juntou como parte interessada posteriormente. A ação gerou uma medida preventiva de proibição de exclusividade com restaurantes — entretanto, os acordos de exclusividade já existentes continuariam válidos até o fim do processo, com possibilidade de renovação por até um ano, sem limite de renovações.
Em nota ao Tecnoblog, o iFood diz que:
"O iFood não comenta decisões de negócio de outras empresas. Com relação ao mercado de entrega de refeições, o iFood esclarece que o setor de delivery online segue em constante evolução com a entrada frequente de novos competidores e o surgimento de novos modelos de negócios. Essa competição intensa favorece restaurantes, entregadores e consumidores, e promove mais inovação para todo o ecossistema."
App Uber Eats continua funcionando após 7 de março
A Uber ressalta ainda que o aplicativo Uber Eats continuará funcionando com a intermediação de entrega de compras de supermercados, lojas especializadas, conveniências, pet shops, floriculturas, farmácias e outros produtos.
Caso haja créditos ou descontos acumulados em seu app, eles permanecerão na sua Uber Wallet, e você conseguirá utilizá-los depois do dia 7 de março de 2022 em qualquer outro serviço da plataforma.
A partir de hoje, 6 de janeiro, a modalidade de pagamentos em dinheiro para pedidos feitos pelo Uber Eats ficará indisponível. Até o encerramento das atividades de entrega de comida, usuários poderão fazer pedidos de refeições apenas por meios digitais, como cartão de crédito e débito e Pix.
Uber continua delivery com Cornershop, Flash e Direct
Apesar do fim do delivery para restaurantes do Uber Eats no Brasil, o serviço continua operante em outros 45 países. A Uber esclarece em comunicado publicado nesta quinta-feira (6), que ainda irá realizar entregas no Brasil, mas com foco apenas em três setores:
- Cornershop by Uber: delivery de supermercados e atacadistas, incluindo itens de decoração, papelaria, bebidas e produtos para pets. O serviço opera em mais de 100 cidades do Brasil e a Uber se tornou a única dona da startup em 2021.
- Uber Flash: entrega de pacotes e itens pessoais. Em outubro, a modalidade Uber Flash Moto chegou a São Paulo, Rio de Janeiro e mais 20 cidades.
- Uber Direct: serviço corporativo que permite a lojas realizarem entregas para clientes no mesmo dia da compra. De acordo com a Uber, essa modalidade cresceu 15 vezes no último ano.
Além disso, a Uber mantém seu serviço de corridas por aplicativo, e afirma que irá continuar a expansão para outros meios de transporte, como motos e táxis.
*Texto atualizado em 7/1/2022 às 11h30 para incluir o posicionamento do iFood.