PUBLICIDADE

Uber é banido da Espanha por concorrência desleal

Uso de aplicativo também foi proibido na Alemanha e em Nova Déli

9 dez 2014 - 15h14
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O aplicativo foi criado em 2009, na Calif&oacute;rnia, e oferece&nbsp;servi&ccedil;os de transporte &agrave;s&nbsp;pessoas</p>
O aplicativo foi criado em 2009, na Califórnia, e oferece serviços de transporte às pessoas
Foto: Uber

Um tribunal de Madri proibiu de forma preventiva em toda a Espanha as atividades da empresa Uber, que oferece caronas pagas através de um aplicativo de celular, competindo com o serviço regular de táxi, sob alegações de concorrência desleal.

Segundo o tribunal, os motoristas contratados pela Uber não tem permissões administrativas para executar o serviço e, por não precisar de qualquer tipo de treinamento, formam concorrência desleal.

A capital espanhola é a segunda cidade, após Barcelona a apresentar reclamações contra o app norte-americano, que chegou ao país em abril. O aplicativo já havia sido proibido na Alemanha por razões similares e foi motivo de paralisações de taxistas em toda a Europa. O serviço também foi proibído recentemente na capital da Índia, Nova Déli, após um motorista estuprar uma cliente de 27 anos. 

Criado em 2009, na Califórnia, o aplicativo funciona de uma maneira simples: motoristas independentes oferecem serviços de transporte a outras pessoas. Por não exigir licença de taxista, é possível que um usuário normal se cadastre no site da empresa e use seu carro particular para dar carona ou conseguir uma renda extra como motorista. 

O aplicativo se conecta ao GPS dos aparelhos celulares e envia um motorista ao local onde o usuário se encontra. O app consegue calcular a distância da carona e o preço que pode ser cobrado pelo percurso. O pagamento é feito automaticamente via cartão de crédito, mas o Uber fica com uma comissão de 20% pela corrida.

Fonte: Ansa Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade