PUBLICIDADE

Twitter vai 'esconder' perfis fraudados na rede social

Plataforma anunciou que número de seguidores de alguns perfis deve cair nas próximas semanas

11 jul 2018 - 13h41
(atualizado às 13h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A partir desta quinta-feira, 12, o Twitter vai eliminar da contagem de seguidores de seus usuários os perfis que consideram suspeitos de serem fraudados. Com o anúncio, a rede social muda sua estratégia, em vista do temor do mercado de que sua iniciativa contra os bots na rede social poderiam derrubar o número de usuários ativos -- um indicativo importante do crescimento da companhia. A novidade, diz o Twitter, não irá afetar a quantidade de usuários ativos da plataforma.

Nesta quarta-feira, 11, a rede social anunciou que vai esconder, gradativamente, os perfis que mudaram o comportamento dentro da plataforma. Agora, esses perfis não serão mais contabilizados na lista de "seguidores" de usuários considerados dentro da norma. Até então, essas contas estavam bloqueadas temporiamente e não podiam tuitar, retuitar e curtir publicações no Twitter.

Aplicativo do Twitter em tela de telefone
Aplicativo do Twitter em tela de telefone
Foto: Thomas White / Reuters

A rede social disse que considera contas suspeitas as que começaram a tuitar um grande volume de respostas ou mencionar contas que não a seguem, além de tuitar links falsos ou ser bloqueado por um grande número de contas depois de serem mencionadas.

Vijaya Gadde, diretora da equipe de confiança e segurança do Twitter, disse que as contas escondidas se diferenciam dos robôs e spam na rede social. Ela se referia a uma reportagem publicada no site do jornal Washington Post, na última sexta-feira, 6, que mostrou que o Twitter suspendeu 70 milhões de contas consideradas falsas. Após a notícia, as ações da rede social despencaram.

"Na maioria dos casos, essas contas foram criadas por pessoas reais, mas não conseguimos confirmar se elas continuam acessando e controlando esses perfis", diz Gadde.

A executiva também ressaltou que o número de usuários ativos mensais não deve ser afetado com a nova mudança. A afirmação é uma resposta do Twitter aos investidores, que temiam que a empresa perdesse usuários e diminuíssem as verbas conquistadas com publicidade.

As mudanças fazem parte da estratégia da companhia em melhorar o bem estar de seus usuários na rede social, hoje uma das principais plataformas afetadas pelo uso de bots.

Em entrevista ao Estado em maio, Del Harvey, vice-presidente de confiança e segurança da empresa, disse que a empresa estava mudando o algoritmo da rede social para identificar usuários que desrespeitam as regras da plataforma como prática de bullying e notícias falsas.

Veja também

Top News: Justiça suspende edital do BNDES que contrataria consultoria para privatização da Eletrobras:
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade