PUBLICIDADE

Twitter suspende conta que criou vídeo manipulado compartilhado por Trump

24 jun 2020 - 11h54
(atualizado às 11h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O Twitter suspendeu permanentemente a conta de uma personalidade online de direita por violar sua política de direitos autorais, uma semana depois da conta publicar um vídeo mentiroso que foi compartilhado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

REUTERS/Dado Ruvic
REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

A medida foi a segunda ação que o Twitter tomou em relação aos tuítes de Trump em um intervalo de 24 horas. Na terça-feira, a empresa marcou um tuíte de Trump que ameaçava o uso de força contra manifestantes em Washington. Segundo a rede social, a publicação de Trump violou a política do Twitter contra conteúdos que incitam violência.

O Twitter tem repetidamente enfrentado Trump desde que começou a desafiar suas publicações em maio. O presidente norte-americano ameaçou mudar leis sobre redes sociais depois que o Twitter rotulou um de seus tuítes sobre cédulas de votação por correio como impreciso e retirou uma outra publicação considerada pela rede social como incentivo à violência.

Na semana passada, o Twitter colocou um aviso de conteúdo manipulado em uma publicação de Trump que mostrava um vídeo da CNN adulterado. As imagens originais eram uma reportagem alegre de um vídeo viral mostrando crianças negras e brancas que eram melhores amigas. A versão adulterada adicionou uma legenda com erros ortográficos que dizia "Criança aterrorizada foge de bebê racista."

O vídeo falsificado foi publicado pela primeira vez por Carpe Donktum, uma conta conhecida por apoiar Trump. O Twitter informou nesta quarta-feira que suspendeu esta conta indefinidamente por repetidas violações de sua política de publicação de material protegido por direitos autorais.

"Recebi uma ordem de remoção do vídeo da DMCA (Digital Millennium Copyright Act) esta manhã e algumas horas depois um aviso de suspensão", publicou Donktum na Locals, outra plataforma de conteúdo digital. O Twitter não forneceu a ele uma maneira de recuperar a conta suspensa: "Então, presumo que eles pretendem que isso seja final e permanente", disse ele.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade