PUBLICIDADE

Twitter processa governo dos EUA por censura de divulgação

7 out 2014 - 17h56
(atualizado às 19h33)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Empresas de tecnologia querem esclarecer rela&ccedil;&atilde;o com a lei ap&oacute;s revela&ccedil;&otilde;es de Edward Snowden (foto)</p>
Empresas de tecnologia querem esclarecer relação com a lei após revelações de Edward Snowden (foto)
Foto: Getty Images

O Twitter processou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos nesta terça-feira (7), intensificando sua batalha com as agências federais. A medida foi tomada enquanto a indústria da Internet visa o direito de fornecer mais detalhes sobre a extensão da vigilância promovida pelo governo norte-americano.

O processo, que segundo o Twitter aconteceu após meses de negociações infrutíferas com o governo, marca a escalada da batalha na indústria da Internet sobre a censura governamental para a divulgação da natureza e do número de pedidos por informação privada de usuários.

Em uma ação movida no Tribunal Distrital dos EUA para o norte da Califórnia, o Twitter argumentou que as regras atuais impedem que ele até mesmo diga que não recebeu nenhuma solicitação de segurança nacional de informação de usuários.

O Twitter afirmou que as restrições violam a garantia da liberdade de expressão na Primeira Emenda da Constituição do país.

Empresas de tecnologia e espionagem

As empresas de tecnologia têm procurado esclarecer suas relações com a aplicação da lei nos Estados Unidos e com as agências de espionagem após as revelações do ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional Edward Snowden, que delineou a profundidade da capacidade de espionagem dos EUA.

A ação do Twitter ocorre após um acordo entre as empresas de Internet como Google e Microsoft com o governo, sobre ordens judiciais que recebem relacionadas com a fiscalização.

O acordo liberou as empresas a divulgar o número de pedidos recebidos, mas apenas de forma geral. Uma empresa que oferece serviços de e-mail, por exemplo, poderia dizer que recebeu entre zero e 999 ordens do Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira, durante um período de seis meses para o conteúdo de e-mail pertencente a alguém fora dos Estados Unidos.

O Departamento de Justiça respondeu à ação com uma declaração sobre como tem trabalhado com outras empresas.

"No início deste ano, o governo respondeu às preocupações semelhantes levantadas em uma ação movida por várias grandes empresas de tecnologia", disse Emily Pierce, porta-voz do Departamento de Justiça.

"Na ocasião, as partes trabalharam em colaboração para permitir que as empresas de tecnologia forneçam amplas informações sobre pedidos do governo e ao mesmo tempo protejam a segurança nacional".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade