PUBLICIDADE

Twitter abre dados de tuítes para pesquisa sobre Covid-19

29 abr 2020 - 15h44
(atualizado em 30/4/2020 às 12h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O Twitter vai dar a pesquisadores e criadores de software acesso a dados em tempo real de dezenas de milhões de tuítes públicos diários sobre Covid-19, que poderão ser utilizados para estudo da disseminação da doença ou combater desinformação.

Vista do aplicativo do Twitter em um smartphone. 22/7/2019. REUTERS/Mike Blake
Vista do aplicativo do Twitter em um smartphone. 22/7/2019. REUTERS/Mike Blake
Foto: Reuters

A companhia de mídia social afirmou nesta quarta-feira que o acesso também poderá ser usado por usuários registrados que trabalhem em gestão de crise, equipes de emergência ou comunicação com comunidades, bem como por quem desenvolver ferramentas de aprendizado de máquina que ajudem a comunidade científica a entender a epidemia.

A comissária europeia Vera Jourova afirmou que o anúncio do Twitter marca um "bom passo na direção correta".

"Nossa cooperação e contatos regulares com plataformas online para combate à desinformação estão começando a dar frutos. Sempre ressaltei a importância dos pesquisadores terem acesso melhor aos dados", disse Jourova.

Na semana passada, 75 grupos e indivíduos, incluindo organizações de direitos digitais e de liberdade de expressão, escreveram às plataformas de mídia social pedindo a publicação de seus dados de moderação de conteúdo.

Entretanto, o Twitter afirmou que uma vez que retira tuítes do ar, eles são removidos da base de dados de Covid-19.

O Twitter afirmou que nunca tinha oferecido acesso completo em tempo real a um assunto e que isso representa dezenas de milhares de dólares por mês em dados.

A empresa afirmou que qualquer pesquisador com uma conta aprovada de desenvolvedor poderá pedir acesso ao fluxo de tuítes sobre Covid-19. O pedido deverá cumprir uma série da exigências para ser aprovado.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447753)) REUTERS AAJ AAP

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade