PUBLICIDADE

Trump assina ordem que proíbe compra da Qualcomm por Broadcom

12 mar 2018 - 20h58
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu uma ordem nesta segunda-feira que proíbe a Broadcom de comprar a Qualcomm argumentando questão de segurança nacional.

A Qualcomm rejeitou a oferta de aquisição feita pela Broadcom, sediada em Cingapura, avaliada em 117 bilhões de dólares. A proposta está sendo avaliada pelo Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos, uma agência liderada pelo Departamento do Tesouro que analisa implicações para a segurança nacional geradas por aquisições de empresas norte-americanas por grupos estrangeiros.

"A proposta de aquisição da Qualcomm pela compradora é proibida e qualquer fusão ou aquisição substancialmente equivalente...está também proibida", afirma a ordem presidencial.

A ordem cita "evidência crível" que levou Trump a acreditar que a compra da Qualcomm pela Broadcom "poderia ser uma ação que ameaça desequilibrar a segurança nacional nos EUA".

Esta é a quinta vez que um presidente dos EUA impede uma transação entre empresas com base nas objeções levantadas pela agência e também a segunda operação bloqueada por Trump.

A indústria de semicondutores está desenvolvendo chips de tecnologia de quinta geração (5G), que permitirão velocidades maiores de transmissão de dados sem fio.

Uma fonte próxima da agência afirmou que se um acordo entre Qualcomm e Broadcom fosse concluído, os militares dos EUA teriam receio de que em 10 anos "haveria essencialmente uma empresa dominante nestas tecnologias e ela seria essencialmente a Huawei e as operadoras norte-americanas não teriam escolha. Elas teriam que comprar (equipamentos) Huawei."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade