PUBLICIDADE

Tribunal russo diz que reconhecimento facial de Moscou não viola privacidade

3 mar 2020 - 14h29
(atualizado às 14h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Um tribunal de Moscou decidiu nesta terça-feira que o sistema de reconhecimento facial da cidade não viola a privacidade de seus cidadãos, disse um advogado de um dos requerentes à Reuters - um golpe para ativistas que esperavam a proibição da tecnologia.

Policiais próximos a câmera de vigilância em Moscou, Rússia 
26/02/2020
REUTERS/Shamil Zhumatov
Policiais próximos a câmera de vigilância em Moscou, Rússia 26/02/2020 REUTERS/Shamil Zhumatov
Foto: Reuters

A advogada e ativista Alena Popova e o político de oposição Vladimir Milov do partido Solidarnost entraram com um processo contra o Departamento de Tecnologia de Moscou (DIT), que administra o programa de vigilância por vídeo da capital, buscando proibir o uso da tecnologia em eventos e protestos.

Moscou concluiu a implantação do sistema de reconhecimento facial com a concessão de um pequeno contrato de software em dezembro, já gastando pelo menos 3,3 bilhões de rublos (50 milhões de dólares) em equipamentos, e seu sistema agora possui mais de 105 mil câmeras equipadas com a tecnologia.

O sistema permaneceu em operação enquanto os processos judiciais estavam em andamento, com as autoridades usando a tecnologia para garantir que pessoas que haviam sido ordenadas a permanecerem em quarentena em casa ou em hotéis cumprissem a ordem.

"Esta decisão mostra que não há defesas legais para queixas sobre reconhecimento facial", disse o advogado de Popova, Kirill Koroteev.Popova também teve um processo julgado improcedente em novembro pelos mesmos motivos.

Representantes do DIT não comentaram o assunto.

Em seu site, o DIT afirma que usa o sistema de vigilância por vídeo é usado para "garantir a segurança" e que as imagens são excluídas dentro de cinco dias, a menos que seja feita uma solicitação do público ou de autoridades.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade